Durante patrulhamento ambiental preventivo na localidade de Córrego Rio Preto, comunidade Espírito Santo, município de São Mateus, uma equipe de policiais militares da 3ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, abordou um cidadão próximo à área de preservação da empresa Fibria em atitude suspeita, saindo da mata de posse de um facão.
Ao ser indagado, o homem informou que estava à procura de um tatu que avistara na noite anterior, mas não o havia localizado. Após breve questionamento, o abordado permitiu a entrada dos policiais em sua residência, que fica à cerca de 4 Km do local da abordagem. Na residência foi apreendida uma espingarda de dois canos calibre 32, de fabricação industrial, além de 07 (sete) cartuchos carregados de munição de mesmo calibre.
Como a arma não possui registro e o abordado não possui autorização para a posse, ele foi conduzido ao DPJ de São Mateus, onde foi autuado pela prática do crime de posse irregular de arma de fogo que prevê pena de 01 a 03 anos de detenção e multa.
Ainda naquela localidade, os militares foram solicitados por uma moradora que desejava entregar 02 (duas) maritacas. Os pássaros foram encaminhados para a Floresta Nacional do Rio Preto em Conceição da Barra, onde o seu estado de saúde será avaliado por um veterinário do Instituto Chico Mendes de Biologia – ICMBio, e após eventual tratamento, serão soltos em seu habitat natural.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:
A Polícia Militar Ambiental orienta que a caça de animais silvestres constitui crime previsto no artigo 29, da Lei 9.605/98, com pena prevista de seis meses a um ano de detenção e multa. Além disso, portar armas de fogo sem autorização, também é crime conforme o artigo 14 da Lei 10.826/03, com pena de reclusão de 2 a 4 anos e multa.
O Comandante da 3ª Companhia do BPMA, Capitão Waldir Júnior, informou que as operações de fiscalização ambiental na região norte do Estado estão sendo intensificadas e que a caça de animais silvestres e o porte/posse de arma de fogo em desacordo com a legislação são os principais crimes combatidos por suas equipes.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573