A equipe da 3ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), nesta quinta-feira (07), realizou uma operação durante a tarde no Rio Itaúnas, que fica na área do Parque Estadual de Itaúnas, localizada no município de Conceição da Barra.
Em razão da pesca está proibida até o dia 28 de fevereiro, devido o período da piracema, que é o período de reprodução natural dos peixes e também ao grande numero de denúncias de que pescadores estariam pescando na região de forma irregular, militares ambientais realizaram uma operação no município de Conceição da Barra.
Utilizando o flexboat da Polícia Militar Ambiental, foram apreendidos 300 (trezentos) metros lineares de redes de pesca armadas irregularmente na zona de confluência do rio Itaúnas com o mar.
Nenhuma pessoa foi detida, visto que a rede é armada e os pescadores se ausentam do local e retornam posteriormente para o recolhimento, sempre atentos à presença da Polícia Ambiental.
O boletim de ocorrência ambiental foi registrado e protocolado na Delegacia de Polícia Civil local, enquanto as redes foram encaminhadas para o depósito da 3ª Companhia para posterior destruição.
Segundo o capitão Waldir Junior, comandante da 3ª Companhia, “as operações estão intensificadas em vários rios e na Lagoa Juparanã, devido o período da piracema. serão realizadas diversas palestras de educação ambiental, principalmente nas escolas, visando sensibilizar os pescadores através dos próprios filhos”.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Dejair Lopes
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8717
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br
Carol Paixão / Christiano Mattos
Tels.(27) 9901-9862 / 9700- 7962 / 3636-1573
E-mail: comunicapmes@gmail.com