Nessa sexta-feira (09), a 3ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), sediada em São Mateus, finalizou o Curso de Policiamento Ostensivo Ambiental Básico com uma fiscalização embarcada no leito dos Rios Cricaré e Mariricu. Além dos militares, alunos do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Norte do Espírito Santo - CEUNES/UFES, também participaram da instrução, que teve carga horária total de 40h. Durante a ação os policiais apreenderam 250 metros de rede de pesca.
Como forma de complementação ao conteúdo repassado, os alunos realizaram um estágio operacional a bordo de embarcações do BPMA e Corpo de Bombeiros, e sob o comando do 3º Sargento Rosenildo, participaram de uma fiscalização de pesca nos rios Cricaré e Mariricu.
Na zona de confluência entre esses rios, local onde a pesca é proibida pela legislação ambiental, foram encontradas quatro redes de pesca contendo diversos tipos de pescado ainda vivos. Foi realizada a soltura dos peixes e o recolhimento das redes. Os responsáveis não foram identificados.
Fiscalizações de pesca são realizadas frequentemente pelos policiais militares do BPMA. “Nesta oportunidade, estudantes do CEUNES tiveram a oportunidade de conhecer, testemunhar e participar das atividades da Polícia Militar Ambiental, e ficaram visivelmente satisfeitos com o trabalho realizado, sendo certo, que se tornaram multiplicadores que contribuirão para o crescimento da consciência de preservação do meio ambiente ecologicamente equilibrado para as atuais e futuras gerações”, afirma o Cabo Carlini.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573