Governo do Estado do Espírito Santo
12/07/2015 21h00 - Atualizado em 21/05/2018 10h15

Polícia Militar apreende 18 animais e quatro armas de fogo no fim de semana

Neste fim de semana, a Polícia Ambiental realizou operação conjunta com agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em regiões do Norte e Sul do Estado, em repressão à prática de caça de animais silvestres. Três pessoas foram detidas por posse irregular de arma de fogo. Ao todo foram quatro armas, munições de diversos calibres, três motocicletas, 16 pássaros e 02 jabutis, mantidos em cativeiro de forma irregular, e até dois cães utilizados em caça.

No sábado (11), em São Mateus, uma equipe da Polícia Ambiental realizava patrulhamento na zona rural, quando avistou em uma residência várias gaiolas com pássaros da fauna silvestre brasileira. Os animais não possuíam registro junto ao IBAMA, sendo apreendidos quatro coleiros, três canários-da-terra, um gaturamo e um papagaio-chauá, espécie atualmente ameaçada de extinção, que apresentava as asas cortadas. Foi encontrado ainda um revólver calibre .32 com seis munições intactas. O dono do armamento foi detido por posse irregular de arma de fogo. Os pássaros foram apreendidos e encaminhados à Floresta Nacional do Rio Preto, em Conceição da Barra. O responsável pelos animais poderá responder criminalmente, além de multa de R$ 5 mil por unidade de animal ameaçado de extinção.

Já no domingo (12), a equipe montou um cerco na localidade de Nova Aymorés, onde é constante a atividade de caçadores na Mata Atlântica da região. Dois motociclistas fugiram do local, abandonando os veículos, equipamentos e dois cachorros, que seriam utilizados para caçar. As motos apresentavam irregularidades junto ao Detran e foram encaminhadas até um pátio credenciado.

Outra equipe, no interior da Floresta Nacional do Rio Preto, em Conceição da Barra, abordou um veículo Fiat Strada, onde foi encontrada uma pistola Beretta calibre 635 com cinco munições intactas, um rifle calibre 22 com quatro munições, todos sem registro. O condutor foi preso em flagrante por adentrar unidade de conservação com instrumentos próprios para atividade de caça.

Na região sul, em Ibitirama, a equipe de fiscalização apreendeu em três residências distintas uma espingarda e nove animais da fauna silvestre brasileira, sendo sete pássaros e dois jabutis. As aves, das espécies coleiro, trinca-ferro e catatau, serão encaminhadas junto com os quelônios para a Superintendência Regional do IBAMA, em Cachoeiro de Itapemirim. Na ação, um homem foi detido por posse irregular de arma de fogo, e os responsáveis pelos animais poderão sofrer detenção e multa por manutenção de animal da fauna silvestre brasileira sem autorização de órgão ambiental.


Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard