Um filhote de cervo que estava em situação de risco, sendo ameaçado por cães, foi salvo por policiais ambientais que o recolheram na localidade de Limoeiro de Santo Antônio, em Itarana. O chamado foi feito por um morador da região, que o encontrou em uma lavoura de café "desgarrado da mãe e correndo o risco de ser atacado por cães".
Os policiais ambientais chegando ao local, não encontraram outros animais da mesma espécie e o filhote foi resgatado, aquecido e cuidadosamente conduzido para a sede da Polícia Ambiental do município. De lá, após rápida avaliação, o animal foi conduzido para o Projeto Cereias, em Aracruz, sendo recebido por veterinários e biólogos para exames e outras providências.
Por ser filhote, foi difícil uma identificação mais detalhada, mas pela sua coloração é provável que o animal seja da espécie veado-catingueiro (Mazana gouazoubira), sendo um macho e pesando pouco mais de 1 kg.
Esse tipo de animal está com a população reduzida devido ao desmatamento e à caça, principalmente pelo cão doméstico. É uma espécie normalmente solitária, se unindo na época do acasalamento e depois se separando, sendo o filhote criado pela mãe, que o abandona muitas vezes em situação de risco extremo, o que pode ter ocorrido neste caso.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Dejair Lopes
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8717
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br
Carol Paixão / Christiano Mattos
Tels.(27) 9901-9862 / 9700- 7962 / 3636-1573
E-mail: comunicapmes@gmail.com