A Polícia Militar Ambiental, atendendo solicitação de um guarda-vidas, fez o recolhimento de uma capivara que estava nadando na Praia das Castanheiras, em Guarapari, na manhã dessa terça-feira (31).
A presença do animal na água salgada chamou a atenção de turistas. A capivara foi resgatada com a ajuda dos policiais militares e de um dos guarda-vidas e depois foi solta no Parque Estadual Paulo César Vinha, em Setiba.
O fato é bastante inusitado, pois não há registros desse tipo de roedor frequentando habitat diverso (água salgada), pois tem seu habitat em áreas de rios, lagos e alagados utilizados como refúgio de predadores.
Uma capivara fêmea costuma gerar, em cada gestação, de dois a oito filhotes. Alimenta-se de capim, ervas e outros tipos de vegetação encontrados nas beiras de rios e lagos e podem ser encontrados em toda a América do Sul e Central.
A capivara adulta pesa em média 80 quilos e seu comprimento é em torno de 1,20 metros. Em média, o tempo de vida é de 15 a 20 anos e possui uma cor marrom. Essa espécie animal possui uma grande agilidade para nadar, entretanto, não podem ser incomodados no seu habitat, pois costumam atacar e seus dentes incisivos que podem chegar a sete centímetros.
A caça desse animal no Brasil é proibida e a prática constitui crime ambiental, além da possibilidade dos riscos à saúde em face do consumo da carne.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento
Tel.: 3636-8717
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br