Governo do Estado do Espírito Santo
29/10/2011 22h00 - Atualizado em 13/04/2018 16h29

Polícia Militar Ambiental realiza prisões e apreende armas e munições no Sul do Estado


Para coibir a prática de caça de animais silvestres em reserva florestal, a Polícia Militar Ambiental realizou uma fiscalização em Córrego Prosperidade, área rural de Vargem Alta, no Sul do Estado, e prendeu um rapaz de 18 anos com uma espingarda. No distrito de Soturno, em Cachoeiro de Itapemirim, outros dois homens foram flagrados com armas, munições e materiais usados em caça.

As prisões aconteceram neste sábado (29). A primeira foi às 13h30min, quando S.J.L. foi detido em Vargem Alta com uma espingarda calibre 32, com duas munições. Ele alegou que a arma era de outro homem, que não foi encontrado.

Já às 15 horas, em Soturno, I.V.G., 48 anos, foi preso com uma espingarda calibre 22, três silenciadores (de uso proibido), 37 munições calibre 22 intactas, um carregador desmuniciado, três armadilhas do tipo canhão, cinco lanternas, um par de luvas, uma touca e uma gibeira para guardar armamento.

No final do dia, após intensa fiscalização na mesma localidade, os policiais encontraram com A.C.S., 47 anos, uma espingarda calibre 22, um silenciador (de uso proibido), 28 munições calibre 22 intactas, duas armadilhas do tipo canhão, dois pios de caça, um alçapão, uma camisa camuflada, uma gibeira, e seis aves: três coleiros, dois trinca-ferros e um sanhaço.

Todos os acusados e o material apreendido foram entregues no Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Cachoeiro de Itapemirim. Os pássaros foram levados para a sede do Ibama, no mesmo município, onde receberão tratamento veterinário, visando posterior soltura em seu habitat natural.

No caso dos pássaros nativos em cativeiro, a pena prevista para o crime é de detenção de seis meses a um ano e multa. A multa por manter pássaros em cativeiro sem a devida licença é de R$ 500,00 por unidade.

Segundo o tenente Roberto Martins, comandante da 4ª Companhia da Polícia Militar Ambiental, “a Polícia Ambiental está cada vez mais presente prevenindo e coibindo esse tipo de crime, retirando armas e munições de circulação”.

“É muito importante que a comunidade continue a nos apoiar e confiar em nossas ações realizando as constantes denúncias”, frisou o tenente Martins.

Denuncie:

Os contatos com a Polícia Militar Ambiental poderão ser feitos através dos telefones: 4ª Companhia em Cachoeiro de Itapemirim: (28) 3521-3358 ou (28) 3521-3389 e 2º Pelotão Região do Caparaó: (28) 3553-2042 ou (28) 3553-1398, ou ainda pelo e-mail: cmt4cia.bpma@pm.es.gov.br (para toda Região Sul do ES).




Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento
Tel.: 3636-8717
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard