Governo do Estado do Espírito Santo
16/01/2013 22h00 - Atualizado em 18/05/2018 10h51

Polícia Militar Ambiental realiza operação e apreende redes, pescados, armas e munições em Linhares


Considerando que a pesca está proibida até o dia 28 de fevereiro devido ao período da piracema, quando ocorre a reprodução natural das espécies de peixe e também ao grande número de denúncias de que pescadores não estariam respeitando o referido período, foi realizada uma operação embarcada em toda extensão da Lagoa Juparanã no município de Linhares, que teve início as terça (15) e se estendeu até esta quarta-feira (16), resultando na apreensão de quase 2 mil metros lineares de redes e mais de 50 kg de pescado diversos, além de uma arma de fogo.

No local conhecido como Praia das Três Pontas foi encontrado em flagrante um pescador de 37 anos, com uma rede de mil metros lineares. Sendo encontrados ainda 30 Kg de pescados, entre eles grumatã, dourado e acará, já mortos. O homem foi conduzido, juntamente com o material para o Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Linhares.

Na localidade denominada Ilha do Imperador, um homem de 42 anos, agricultor, foi flagrado armando uma rede de pesca medindo 610 metros lineares, com malha quatro centímetros, quando o mínimo permitido é sete centímetros. Com ele foram encontrados 14 Kg de pescados diversos mortos, sendo autuado por pesca proibida pela Autoridade Policial no DPJ de Linhares.

Já no leito da Lagoa Juparanã próximo à Praia Jesuína, ao realizar abordagem no local onde pessoas acampavam, foi encontrada no interior de uma rede de dormir uma pistola calibre 6.35 mm com 07 (sete) munições de mesmo calibre intactas. Ao ser questionado sobre a propriedade da arma de fogo, um agricultor de 27 anos assumiu ser dele a arma. O homem foi conduzido até o DPJ para autuação em flagrante delito, tendo em vista a arma não possuir registro e porte legal.

Por fim foram encontrados na mesma Lagoa Juparanã, trezentos e vinte metros lineares de redes de pesca armada, a qual fora devidamente recolhida.
Toda a operação aconteceu a bordo de um barco inflável da Polícia Militar Ambiental e com o apoio de uma guarnição por terra, para que fosse feita a condução dos pescadores flagrados no ato ilícito.

Todo pescado apreendido foi doado para Associação Pestalozzi de Linhares e ao Projeto Araçá que atende crianças em situação de risco no município de São Mateus.


Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Dejair Lopes
Tel. 27 - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br

Carol Paixão / Christiano Mattos
Tels.(27) 9901-9862 / 9700- 7962 / 3636-1573
E-mail: comunicapmes@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard