Governo do Estado do Espírito Santo
02/02/2012 22h00 - Atualizado em 18/05/2018 09h59

Polícia Militar Ambiental realiza o recolhimento de um filhote de jaguatirica


Policiais da 2ª Companhia da Polícia Militar Ambiental realizaram um importante recolhimento de um filhote de jaguatirica, que foi encontrado por uma moradora na localidade de Córrego da Agulha, em Marilândia, na manhã desta sexta-feira (03).

Por estar sem a mãe e necessitando de cuidados por ser ainda um filhote, os integrantes do batalhão recolheram o animal e o levaram até o Projeto Cereias, em Vila do Riacho,
Aracruz, para que possa ser devolvido ao seu habitat natural.

É bom frisar o artigo 225 da Constituição da República Federativa do Brasil/88 diz: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.”

Jaguatirica, ocelote ou gato-do-mato é um felino cujo nome científico é Leopardus pardalis ou Felis pardalis, originariamente encontrado na Mata Atlântica e outras matas do Brasil. Distribuída por toda a América Latina é encontrada também no Sul dos Estados Unidos. De hábitos noturnos, passa a maior parte do dia dormindo nos galhos das árvores ou escondido entre a vegetação.

As fêmeas têm de um a quatro filhotes a cada gestação. Supõe-se que se reproduzem a cada dois anos. O período de gestação varia de 70 a 95 dias. As fêmeas chegam à idade adulta em um ano e meio e os machos aos dois anos. Em cativeiro estima-se que viva cerca de 20 anos, mas é possível que viva menos na natureza.

Alimenta-se de mamíferos pequenos e médios, como roedores, macacos, morcegos e outros. Come também lagartos, cobras e ovos de tartarugas. Caça aves e alguns são bons pescadores. A jaguatirica mede entre 65 centímetros e um metro de comprimento, fora a cauda, que pode chegar a 45 centímetros. Pesa entre oito e 16 quilos. Também é chamado onça-pintada, no entanto, a onça (Panthera onca) é maior, podendo atingir 2,10 metros.

No Brasil é encontrada na Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Caatinga.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento
Tel.: 3636-8717
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard