A Polícia Militar Ambiental em prosseguimento à Operação Defeso, que tem como meta fiscalizar os pontos de desembarque e comércio de pescados no estado, flagrou dois homens causando dano direto à Unidade de Conservação mediante pesca durante a realização de preventivo na última quarta-feira (28) na Área de Proteção Ambiental (APA) da Ilha do Frade em Vitória. Os acusados estavam de posse de duas tarrafas pescando em uma ponte que dá acesso à Ilha do Frade. Com eles foi encontrado também um quilo e meio de pescado.
Os policiais ambientais no ato da abordagem não deixaram de orientar aos mesmos sobre o que prevê a legislação a respeito da pesca, principalmente no período do defeso, e puderam constatar que ambos não possuíam a carteira de pescador profissional.
Todo o material recolhido foi encaminhado juntamente com os acusados ao DPJ de Vitória para as providências legais, enquanto o pescado foi doado a uma instituição filantrópica cadastrada junto ao BPMA.
A Área de Proteção Ambiental (APA) da Ilha do Frade foi criada pelo Decreto Municipal nº 7920/88 e prevê sansões contra qualquer atitude lesiva ao meio ambiente. Vale ressaltar que após a ponte de acesso à referida ilha, há uma placa informando que ali é uma Unidade de Conservação sendo proibida a pesca e a extração de mariscos.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Tenente Coronel Dejair Lopes
Tel. 27 - 3636-8715
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br
Carol Paixão / Christiano Mattos
Tels.(27) 9901-9862 / 9700- 7962 / 3636-1573
E-mail: comunicapmes@gmail.com