15/08/2011 21h00 - Atualizado em 13/04/2018 16h47

Polícia Militar Ambiental alerta para risco de queimadas no Estado

A Polícia Militar Ambiental alerta sobre os riscos de incêndio florestal nesta época do ano, devido às condições favoráveis por conta da estiagem em todo o Estado.

Durante o ano, o período com maior índice de queimadas vai de julho a outubro. Em vários municípios do Sul do Estado, como os da Região Serrana e do Caparaó, nesta época é preciso que as pessoas tomem precauções ao frequentar locais com mata, independentemente de ser reserva, parque ou propriedades particulares.

O extremo norte do Estado é a região que mais sofre com as estiagens e, consequentemente, com as queimas, práticas herdadas culturalmente, que por sua vez, originam os incêndios florestais, que já devastaram fatias consideráveis das nossas matas, conforme explicou o tenente PM Waldir Florêncio Corrêa Júnior, que está respondendo pelo Comando da 3ª Companhia do BPMA, localizada em São Mateus.

No Norte do Estado é a região que conserva os maiores remanescentes de Mata atlântica, com destaque para a Reserva Biológica de Sooretama e Reserva Natural Vale, que juntas somam 45.000 hectares (mais de 45 mil campos de futebol).

Segundo o tenente Roberto Martins, que responde pelo comando da 4ª Companhia e do 2º Pelotão, com sede em Cachoeiro de Itapemirim e Guaçuí, os cuidados são necessários para que não se inicie um incêndio florestal, que poderá ser desastroso para o meio ambiente, além do perigo de ocasionar vítimas fatais - dentre elas, aqueles que forem designados para combater o fogo - ou mesmo para quem o provocou.

A Polícia Militar Ambiental alerta que o impacto ambiental das queimadas é preocupante, pois prejudica a fertilidade do solo e danifica a biodiversidade. Também há produção de gases nocivos à saúde humana e diminuição da visibilidade atmosférica, que pode causar acidentes em estradas, além de interferir na qualidade do ar.

Mesmo nas queimadas controladas, aquelas que podem ser feitas com autorização do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), são exigidas normas de segurança, previstas na legislação.

De acordo com o tenente Roberto Martins, “é muito importante que as pessoas mudem definitivamente a cultura de realizar queimadas, pois é uma atitude perigosa e com resultados incontroláveis”.

O tenente lembra que promover queimadas é crime e a pessoa responsável está sujeita a multa. Ele ressalta a importância da parceria da população, no sentido de auxiliar no combate às queimadas. “É preciso conscientizar que mudança de atitudes, como não jogar uma ponta de cigarro acesa pela janela de um carro em movimento, o que é um péssimo ato, pode evitar um incêndio de grandes proporções”, frisou o tenente Roberto Martins.

Regras Importantes:

- Não jogar pontas de cigarro acesas em locais cobertos por vegetação, onde um incêndio pode ser iniciado.
- Evitar fazer fogueiras. É importante certificar-se se realmente é necessário acender uma. Lembrando que nas unidades de conservação como: parques nacionais, estaduais ou municipais é expressamente proibido acender fogueira;
- Se for permitido e necessário, acenda a fogueira da forma correta, isolando-a da mata ao redor. Limpe os galhos próximos, e, crie uma proteção com pedras. Se possível, umedeça a área ao redor de onde será acesa a fogueira;
- Não utilize lenha em excesso, pois um fogo muito forte pode atingir a vegetação próxima e se alastrar rapidamente;
- Ao término do uso apague-a corretamente. Nunca abandone um local com uma fogueira acesa ou com as brasas ativas. Mesmo abafando com pedras e terra, as brasas ainda permanecerão acesas por algum tempo;
- O uso de fogueiras destrói a fertilidade do solo, fazendo com que o local fique estéril por um grande período de tempo;
- Soltar balões é crime. Eles caem em locais de difícil acesso, podendo causar incêndios de grandes proporções;
- Não deixe no solo vidros e outros tipos de lixo;
- Nunca faça chamas no interior de uma barraca de camping;
- Leve sempre as refeições já preparadas;
- Evite fumar na floresta ou em locais densamente arborizados;
- Mantenha fora do alcance das crianças, isqueiros ou fósforos;
- Sempre consulte a secretaria estadual ou municipal do meio ambiente antes
de fazer queimada, pois você poderá está cometendo crime ambiental;
- Construção de aceiros, que devem ser mantidos limpos e sem materiais combustíveis são importantíssimos para evitar um incêndio florestal;
- Construção de estradas vicinais, no interior de florestas, facilita a fiscalização e favorece o carreamento dos meios de controlar os incêndios;
- Avisar de imediato, em caso de incêndio florestal, ao Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e a Polícia Militar Ambiental e nunca tente combater um incêndio sozinho;
- Quanto às queimadas controladas, é importante frisar que elas só poderão ocorrer com autorização do Idaf, e seguindo rigorosamente as normas de segurança. O fogo não conhece limites de propriedades. Procure alternativas mais coerentes com a preservação ambiental. Geralmente esses incêndios são feitos de forma controlada, mas muitas vezes eles podem fugir do controle e trazer grandes prejuízos ao meio ambiente. Quando isso acontece deixa de ser uma queimada e passa a ser denominado incêndio florestal.

Os contatos com a Polícia Militar Ambiental poderão ser feitos através dos telefones:

Sul
4ª Companhia em Cachoeiro de Itapemirim: (28) 3521-3358 ou (28) 3521-3389
2º Pelotão Região do Caparaó: (28) 3553-2042 ou (28) 3553-1398.

Norte
3ª Companhia em São Mateus: (27) 3763-3663