Na noite dessa quinta-feira (02), o Batalhão de Polícia Militar Ambiental em ação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal apreendeu em São Mateus um total de 1100 dúzias de mariscos provenientes da Estação Ecológica “Ilha do Lameirão”, uma área de preservação protegida em Vitória. Um homem foi detido por transportar espécie oriunda de pesca em local proibido. Segundo ele a iguaria seria vendida em restaurantes na Bahia.
Após a abordagem de um veículo suspeito de transporte irregular de pescado foi descoberto na carroceria um total 1.100 dúzias de moluscos conhecidos popularmente por “lambreta”, acondicionados em 22 sacos de nylon, totalizando 13.200 ostras. O condutor, que é pescador profissional, não detinha de nota fiscal, nem documentação de origem do produto.
O homem afirmou ter adquirido os mariscos de um pescador em Santo Antônio, no município de Vitória, e que foram extraídos da Estação Ecológica “Ilha do Lameirão”, área de preservação ambiental, onde não é permitida a captura de qualquer espécie. O detido disse que faria o transporte para a cidade de Nova Viçosa, no estado da Bahia, onde comercializaria o produto em restaurantes da localidade.
Por se tratar de crime ambiental transportar e comercializar espécies provenientes de pesca proibida, o infrator foi conduzido ao plantão policial de São Mateus, juntamente com a carga apreendida.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573