Governo do Estado do Espírito Santo
19/08/2014 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 14h44

Polícia Ambiental resgata jaguatirica em propriedade rural do município de São Mateus


Mais uma jaguatirica foi recolhida pela equipe do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), em uma propriedade localizada no Córrego Santo Antônio, zona rural do município de São Mateus. O animal foi capturado pelo dono da propriedade.

Segundo descreveu o agricultor de 50 anos, um animal estava atacando as galinhas causando prejuízos, resolvendo então capturá-lo. Após algumas tentativas, na tarde desta terça-feira (19), o animal foi atraído e finalmente capturado.

A Polícia Militar Ambiental foi acionada e o animal identificado como uma jovem jaguatirica, macho, pesando cinco quilos e aparentando bom estado de saúde. Usando as técnicas de contenção e manejo de animais silvestres, o felino foi cuidadosamente acondicionado em uma caixa de transporte apropriado.

Segundo o sargento Admilson, que participou do recolhimento, o local onde o felino foi recolhido é contornado por uma vegetação do Bioma Mata Atlântica, que possui uma gama variada de ecossistemas, como cachoeira, Área de Proteção Ambiental Pedra do Elefante, Mata Atlântica de Tabuleiro, rios e a própria Reserva Biológica de Sooretama de onde possivelmente o animal deve ter saído à procura de alimento: “esse tipo de recolhimento está ocorrendo devido à busca de alimentos por algumas espécies que não encontram suas presas no seu habitat natural”, informou.

O animal passou a noite em observação na sede da 3ª Companhia Ambiental em São Mateus, de onde seguiu pela manha desta quarta-feira (20) para a Floresta Nacional do Rio Preto, em Conceição da Barra, para avaliação de veterinários e biólogos para posterior soltura em local adequado. Segundo a Polícia Ambiental, a jaguatirica é um dos animais em risco de extinção, principalmente devido à caça e destruição do seu habitat natural.

Nos últimos trinta dias, essa foi a terceira jaguatirica recolhida pela Polícia Ambiental no estado. As outras duas foram recolhidas em áreas urbanas dos municípios de Itarana e Conceição da Barra.

Alerta:

A Polícia Militar Ambiental adverte que em situação semelhante à população, ao se deparar com algum animal silvestre em área urbana, mantenha distância segura, evite aglomerações para não estressar o animal, e acione imediatamente a Polícia Ambiental pelos órgãos de defesa do meio ambiente, como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard