Mais uma jaguatirica foi recolhida pela equipe do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), em uma propriedade localizada no Córrego Santo Antônio, zona rural do município de São Mateus. O animal foi capturado pelo dono da propriedade.
Segundo descreveu o agricultor de 50 anos, um animal estava atacando as galinhas causando prejuízos, resolvendo então capturá-lo. Após algumas tentativas, na tarde desta terça-feira (19), o animal foi atraído e finalmente capturado.
A Polícia Militar Ambiental foi acionada e o animal identificado como uma jovem jaguatirica, macho, pesando cinco quilos e aparentando bom estado de saúde. Usando as técnicas de contenção e manejo de animais silvestres, o felino foi cuidadosamente acondicionado em uma caixa de transporte apropriado.
Segundo o sargento Admilson, que participou do recolhimento, o local onde o felino foi recolhido é contornado por uma vegetação do Bioma Mata Atlântica, que possui uma gama variada de ecossistemas, como cachoeira, Área de Proteção Ambiental Pedra do Elefante, Mata Atlântica de Tabuleiro, rios e a própria Reserva Biológica de Sooretama de onde possivelmente o animal deve ter saído à procura de alimento: “esse tipo de recolhimento está ocorrendo devido à busca de alimentos por algumas espécies que não encontram suas presas no seu habitat natural”, informou.
O animal passou a noite em observação na sede da 3ª Companhia Ambiental em São Mateus, de onde seguiu pela manha desta quarta-feira (20) para a Floresta Nacional do Rio Preto, em Conceição da Barra, para avaliação de veterinários e biólogos para posterior soltura em local adequado. Segundo a Polícia Ambiental, a jaguatirica é um dos animais em risco de extinção, principalmente devido à caça e destruição do seu habitat natural.
Nos últimos trinta dias, essa foi a terceira jaguatirica recolhida pela Polícia Ambiental no estado. As outras duas foram recolhidas em áreas urbanas dos municípios de Itarana e Conceição da Barra.
Alerta:
A Polícia Militar Ambiental adverte que em situação semelhante à população, ao se deparar com algum animal silvestre em área urbana, mantenha distância segura, evite aglomerações para não estressar o animal, e acione imediatamente a Polícia Ambiental pelos órgãos de defesa do meio ambiente, como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573