Na manhã deste sábado (15), uma equipe do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) recolheu um tamanduá na garagem de uma residência no bairro Santo Agostinho, município de Muqui. Uma professora aposentada encontrou o animal e acionou a PM para o recolhimento.
Os militares capturaram o animal utilizando-se das técnicas de contenção e manejo de animais silvestres. Como o animal, um macho de aproximadamente 07 quilos e 70 centímetros, apresentou condições favoráveis, foi solto em uma região de floresta do município.
Orientação
A Polícia Militar Ambiental orienta a população que, ao deparar com algum animal silvestre em área urbana, não tente capturá-lo, mantenha uma distância segura e acione imediatamente a Polícia Ambiental pelo telefone 190.
Os animais selvagens em área urbana se sentem acuados e geralmente atacam como forma de defesa.
Saiba mais
O tamanduá-mirim ou tamanduá-de-colete possui este nome por apresentar, no dorso, além do amarelo que varia do bem claro ao tom ouro, um “colete” preto que sai dos ombros e acaba na base da cauda. Sua atividade é predominantemente noturna, mas alguns podem ser vistos ativos durante o dia. Os tamanduás não possuem dentição, e por isso têm as garras potentes para defenderem-se e quebrar cupinzeiros, e uma língua longa, revestida de muco para que seja totalmente eficiente na captura do alimento. Seu olfato também é muito desenvolvido. A alimentação geralmente inclui cupins, formigas, mel e abelhas que são extraídos quando o animal rompe seus ninhos com as garras dianteiras. Quando o tamanduá-mirim é atacado, sua defesa consiste em assumir uma postura ereta, sob um tripé formado por suas pernas traseiras e sua cauda, deixando assim as garras dianteiras livres para o combate. O fogo, os atropelamentos rodoviários e a caça, são fatores que têm ameaçado a sobrevivência da espécie.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573