Governo do Estado do Espírito Santo
11/09/2012 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 09h43

Polícia Ambiental recolhe ave silvestre em uma residência de Guaçuí


Policiais militares da 4º Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) recolheram na tarde dessa quarta-feira (12) uma seriema, ave silvestre, que aparece em uma residência no município de Guaçuí.

Um morador que reside no centro de Guaçuí, o BPMA para que recolhessem uma seriema que estava na sala de estar de sua residência, No local os militares verificaram que ela estava no teto de gesso e empregaram as técnicas de contenção de animais silvestres e conseguiram resgatar a ave.

Segundo o morador que acionou a Polícia Militar Ambiental, Hercules Ciro Kashima “a ave foi vista pela primeira vez nessa terça (11) nas imediações de sua residência, e quando percebeu a mesma já estava no interior de sua sala acomodada no teto”.

O animal após ter sido recolhido, foi solto em uma área rural do município nas imediações da Cachoeira da Tremedeira, por não apresentar nenhum ferimento e estar em perfeitas condições de saúde.

Informações:

Classe: Aves - Ordem: Gruiformes - Família: Cariamidae - Nome científico: Cariama cristata - Nome vulgar: Seriema.

Características físicas: ave típica dos cerrados do Brasil, a seriema possui porte imponente e cauda longa. Sua plumagem é cinza-amarelada, com finas riscas escuras: abdômen um pouco mais claro, bico e pernas vermelhos. Tem a crista formada por um tufo de penas longas, com cerca de 12 cm. É uma das poucas aves que possuem pestanas. Atinge uma altura média de 70 cm, podendo chegar a 90 cm de comprimento e pesar até 1,4 kg.

Alimentação: vermes, roedores, insetos e pequenos répteis, incluindo lagartos e cobras, fazem parte de sua alimentação.


Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Glauco Carminat Rodrigues
Tel. 27 - 3636-8715
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br

Assessoria de imprensa:
Sandra Dalton / Christiano Mattos
Tels.(27) 9901-9862 / 9700- 7962 /

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard