Governo do Estado do Espírito Santo
12/01/2012 22h00 - Atualizado em 18/05/2018 09h31

Polícia Ambiental flagra lavador irregular e prende duas pessoas


Policiais da 4ª Companhia da Polícia Militar Ambiental flagraram um lava jato funcionando irregularmente, sem licença ambiental, no distrito de Soturno, em Cachoeiro de Itapemirim, nessa quinta-feira (12).

Inclusive, havia veículos sendo lavados com equipamentos de alta pressão na Rodovia Gumercindo Moura Nunes, anexo a um posto de gasolina.

O tenente Roberto Martins, que responde pelo comando da 4ª Companhia, esclareceu que "para o funcionamento dessas atividades há necessidade de licença ambiental, que poderá ser emitida pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) ou pelo município, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. No caso de Cachoeiro de Itapemirim, os efluentes da lavagem são resíduos poluidores que precisam ser tratados e destinados para locais ambientalmente seguros, ou seja, que não cause riscos para saúde humana e para o meio ambiente".

Os dois proprietários do lava jato foram conduzidos para o DPJ de Cachoeiro de Itapemirim por terem infringido crime ambiental.

O funcionamento dessa atividade sem prévia licença emitida por órgão de meio ambiente constitui crime nos termos da Lei 9.605/98, que trata dos Crimes Ambientais, e, de acordo com o artigo 60, a pena é detenção que vai de um a seis meses.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento
Tel.: 3636-8717
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard