Militares do Batalhão Polícia Militar Ambiental e agentes do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), constataram através de denúncias anônimas, no último dia 29, em uma propriedade rural na localidade de São Sebastião do Belém, município de Santa Maria de Jetibá, um desmatamento de vegetação nativa da Mata Atlântica e terraplanagem em área de proteção ambiental.
O desmatamento atingiu uma área de 2700 metros quadrados de sub-bosque de vegetação nativa da Mata Atlântica em estágio médio de regeneração. Já a terraplanagem (corte e aterro) com utilização de uma retroescavadeira, danificou uma área de aproximadamente 14 mil metros quadrados. Ambas em Área de Preservação Permanente (APP).
Em contato com o proprietário responsável pelo desmatamento e a terraplanagem, o produtor rural de 45 anos, informou não possuir autorização do órgão competente para a realização das atividades, sendo confeccionado auto de infração, termo de embargo e Interdição por parte do Idaf, além de um boletim de ocorrência ambiental.
Toda a documentação produzida além de protocolada na delegacia de Polícia Civil será também encaminhada ao Ministério Público.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573