Em razão de várias denúncias, policiais do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), realizaram fiscalizações na tarde dessa terça-feira (30), nas localidades de Guaraná, Timbuí e São Luiz de Miranda pertencente aos respectivos municípios de Aracruz, Fundão e Laranja da Terra e após diligências, apreenderam 12 gaiolas e 13 pássaros da fauna silvestre, dentre eles canários-da-terra, coleiros e trinca-ferros que estavam sendo mantidos em cativeiro ilegalmente, sem o devido registro junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Segundo os policiais, uma armadilha conhecida por arataca utilizada por caçadores para capturar animais silvestres, foi encontrada armada às margens do Rio Santa Joana no município de Itarana, o que indica a ação predatória de caçadores que tem como alvo principal o animal silvestre conhecido popularmente por paca que quase foi dizimada da região.
Entrega voluntária
Um filhote de coruja popularmente conhecida por “coruja-da-igreja ou coruja-das-torres”, medindo 30 centímetros de comprimento, envergadura de 76 centímetros e pesando aproximadamente 500 gramas foi entregue voluntariamente a Polícia Ambiental por uma mulher de 23 anos, residente na localidade de Santa Luzia no município de Laranja da Terra, após encontrar a ave caída à beira da estrada correndo o risco de ser atropelada.
Os pássaros apreendidos e a coruja foram encaminhados para o Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias), sediado no município de Aracruz onde receberão atendimento veterinário, alimentação apropriada em espaço físico adequado até que possam voltar à natureza.
Os responsáveis pelos pássaros serão intimados a comparecer as delegacias dos respectivos municípios para prestar esclarecimentos.
A Polícia Militar Ambiental informa que quem possuir animal silvestre em cativeiro ilegalmente, poderá entregá-los nas sedes da Polícia Militar Ambiental mais próxima sem sofrer nenhuma sanção.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573