Governo do Estado do Espírito Santo
25/09/2012 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 09h46

Polícia Ambiental apreende pássaros em risco de extinção


Na última segunda-feira (24), militares do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) apreenderam 29 pássaros silvestres em cativeiro que correm risco de extinção. Os animais foram recolhidos e encaminhados à sede da 1ª Companhia do BPMA, em Cariacica, e posteriormente serão levados para o Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias), em Aracruz.

Os policiais atendiam uma denúncia de manutenção de animais em cativeiro no Distrito de Piracema, Rancho Dantas e Córrego Fortaleza, todos em Afonso Cláudio. Cinco residências foram fiscalizadas onde os pássaros foram apreendidos, sendo sete trinca-ferros, dois canários da terra, três coleiros, um sabiá, um tico-tico, cinco azulões, sendo duas fêmeas, dois curiós, seis catataus e duas cigarrinhas. Os catataus, curiós, cigarrinhas e azulões estão na lista de animais que correm risco de extinção do Ibama.

A Polícia Militar Ambiental informa que os proprietários não se encontravam em suas residências no momento da apreensão dos pássaros silvestres, mas que os mesmos serão intimados pela autoridade judiciária a prestarem esclarecimentos.

O BPMA alerta que manter pássaro silvestre em cativeiro sem permissão do órgão ambiental é crime e a pena prevista para tal crime é de detenção de seis meses a um ano, e multa. A multa por manter pássaros em cativeiro sem a devida licença é de R$ 500,00 por unidade sendo que, no caso de espécie em extinção, o valor pode chegar a R$ 5.000,00 por animal.

Para o combate e prevenção aos crimes ambientais, o BPMA pede que a população ligue para os números 181 (Disque-Denúncia) ou 190 (Polícia Militar). A ligação é gratuita e não é necessário se identificar.


Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Glauco Carminat Rodrigues
Tel. 27 - 3636-8715
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br

Assessoria de imprensa:
Sandra Dalton / Christiano Mattos
Tels.(27) 9901-9862 / 9700- 7962 / 3

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard