Uma operação conjunta envolvendo o Batalhão de Polícia Militar Ambiental, agentes do Instituto de Defesa Agropecuária Florestal (Idaf) e fiscais de saneamento da Vigilância em Saúde apreenderam 504 kg de carne clandestina, nessa quinta-feira (23), no município de Santa Teresa.
A Polícia Militar Ambiental recebeu uma denúncia anônima informando sobre a carne clandestina e montou uma operação acionando o Idaf e os fiscais da Vigilância em Saúde, sendo encontrado em um estabelecimento comercial 340kg de carne bovina e 164kg de carne suína, que de acordo com os fiscais, não estavam inspecionadas e ainda acondicionadas em péssimas condições de higiene.
A carne apreendida foi entregue na Delegacia de Polícia Civil de Santa Teresa, juntamente com a responsável pelo estabelecimento, uma senhora de 42 anos. Após o flagrante, as carnes apreendidas foram encaminhadas pelo Idaf para o município de Fundão onde foram incineradas.
Segundo o tenente Adenir, o objetivo da operação a partir da denúncia, foi o de coibir a produção e a comercialização de produtos sem inspeção sanitária, garantindo que a população tenha acesso a produtos de qualidade, que não causarão danos à saúde. Disse ainda que “ao adquirir um produto de origem animal, o consumidor deve ficar atento se na embalagem consta a origem e o registro de inspeção, que poderá ser municipal, estadual ou federal”, concluiu.
Orientação:
É importante que o consumidor verifique sempre a origem da carne que irá consumir. Ela deve ser inspecionada, bem acondicionada e conservada. Além disto, o processo de abate deve, obrigatoriamente, ser realizado em estabelecimento regularizado, que conta com o Serviço de Inspeção Oficial (municipal, estadual ou federal).
A fiscalização desses locais é baseada em normas, padrões de higiene e leis, que visam eliminar ou minimizar riscos de contaminação durante a industrialização e manipulação desses alimentos.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573