Nesta terça-feira (08), policiais militares do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) realizaram uma fiscalização na localidade de Barra do Batatal, zona rural de Alfredo Chaves, e apreenderam armas de fogo, munições, gaiolas e aves silvestres.
Após denúncia sobre caça e comércio de animais silvestres, os policiais foram até uma residência onde encontraram várias gaiolas penduradas nas paredes. Contra o proprietário da residência já havia outras denúncias por praticar atividades de caça. No local, os militares também encontraram três armas de fogo e uma espingarda de pressão, quatro aves da espécie coleiro, além de uma grande quantidade de munição, que estavam armazenadas em uma dispensa.
Por não possuir o registro das armas nem autorização para manter as aves em cativeiro, o homem foi conduzido juntamente com o material apreendido para o plantão policial de Alfredo Chaves.
Conforme o Estatuto do Desarmamento, o crime de posse irregular de arma de fogo tem previsto pena de reclusão de três a seis anos, e multa. Já o crime de manter pássaros nativos em cativeiro sem autorização dos órgãos ambientais tem pena que varia de seis meses a um ano e multa.
De acordo com os militares, manter animais em gaiolas ou viveiros causa um estado de estresse e possível atrofiamento das asas, já que não podem alçar voos mais longos. Nessas condições, as aves são expostas a situações que podem causar sequelas irreversíveis, tornando impossível sua reintrodução no habitat natural.
Informações à Imprensa:
Diretor de Comunicação Social PMES
Coronel Eduardo Nunes
Tel. 27 - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Assessoria PMES:
1º tenente Anthony Moraes Costa
Tels. (27) 99625 1106 / 98823 8857