Neste domingo (25), o Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA) intensificou a fiscalização no extremo sul do Estado nos municípios de Alegre, Apiacá, São José do Calçado e Bom Jesus do Norte, com o objetivo de coibir a prática de apanha de pássaros nativos. Em 15 residências foram encontrados pássaros em cativeiro, dez Boletins de Ocorrência Ambiental foram lavrados, com a apreensão de 35 pássaros silvestres nativos sem a devida autorização do Ibama.
Dentre os pássaros, 16 coleiros, seis canários-da-terra, três tico-ticos, dois melros, dois sabiás, um galinho-da-serra e cinco catataus que se encontram na lista de animais ameaçados de extinção.
Por se tratar de crime ambiental previsto no Art. 29 da Lei Federal 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), foram lavrados boletins de ocorrência que foram entregues a Unidade de Polícia Judiciária de São José do Calçado. Os pássaros serão levados nesta segunda-feira (26) para a sede do Ibama em Cachoeiro de Itapemirim.
FIQUE ATENTO:
Quem deseja ter pássaros nativos em casa, deve adquiri-los de criadouros ou criadores legalizados e cadastrados no Ibama, e os pássaros devem ser anilhados quando filhotes até o 5º dia do nascimento.
O criador amadorista deve possuir Cadastro Técnico Federal e possuir autorização para criação de passeriformes concedida pelo Ibama através do Sistema de Cadastramento de Passeriformes, SISPASS, que tem por objetivo a gestão das informações referentes às atividades de criação amadorista.
O Criador Amadorista é toda pessoa física que mantém em cativeiro, sem finalidade comercial, passeriformes, objetivando a contemplação, estudo e conservação de espécies de pássaros canoros (passarinhos de canto).
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento
Tel.: 3636-8717
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br