A Polícia Militar Ambiental apreendeu na tarde dessa quinta-feira (23), 23 pássaros silvestres em um estabelecimento comercial no município de Guarapari.
Uma equipe do Batalhão de Polícia Militar Ambiental que realizava uma operação de fiscalização em peixarias no bairro Nova Guarapari, com intuito de prevenir o comércio ilegal de pescados no período de defeso, ou mesmo ameaçados de extinção e abaixo do tamanho permitido, visualizaram os pássaros em um dos restaurantes fiscalizados. Os treze coleiros, dois curiós, três tico-ticos, cinco canários-da-terra foram apreendidos por não possuírem registros.
Além dos pássaros os policiais apreenderam 24 gaiolas e uma armadilha conhecida por alçapão. O responsável pelos pássaros será intimado a comparecer em juízo para prestar esclarecimentos.
Os pássaros foram levados para o viveiro da 1ª Companhia Ambiental no município de Cariacica, de onde seguirão para o Projeto Cereias em Aracruz.
Importante:
A Polícia Militar Ambiental orienta que as aves soltas na natureza cumprem um papel ecológico muito importante, controlando a população de insetos em sua fase adulta ou larval. Atuam na polinização das flores garantindo a variabilidade genética de espécies vegetais, sendo que o desaparecimento de espécies de aves pode gerar um grande desequilíbrio ecológico, além da importante função de dispersão de sementes, onde muitas espécies de plantas têm suas sementes dispersadas por aves.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573