Governo do Estado do Espírito Santo
22/06/2016 21h00 - Atualizado em 21/05/2018 11h45

PMES recebe comitiva da Polícia Nacional do Japão

Nessa quarta-feira (22), o Subcomandante Geral da PMES, Ilton Borges Correia, juntamente com o Chefe do Estado Maior Geral, Coronel Jailson Miranda, Diretor de Direitos Humanos e Polícia Comunitária, Coronel Christian Tatagiba, recepcionaram os peritos da Polícia Nacional Japonesa, Assistente Comissário e Diretor da Agência Nacional de Polícia e Divisão de Cooperação Internacional, Naoyuki Yokota, Superintendente e Diretor Assistente da Agência Nacional de Polícia e Divisão de Relações Internacionais, Hiroshi Nakano, Líder do Projeto – Perito de Longo Prazo – Projeto Sistema Koban, Koichi Maruyama e a Intérprete de Comunicação Internacional, Sílvia Noriko Kaneyasu. O encontro foi no Quartel do Comando Geral (QCG).

O Subcomandante Geral da PMES agradeceu, em nome do Comandante Geral, a visita dos peritos, destacando que a presença deles é muito proveitosa, sendo uma honra receber a qualidade da polícia japonesa e sua expertise.

O Coronel Jailson Miranda, ressaltou a metodologia utilizada pelo sistema Koban. Falou do convênio firmado, em 2008, com o Japão e implementação da prática de polícia comunitária. Enunciou também que a PMES teve a primeira iniciativa de estruturar a polícia comunitária no Brasil entre os anos de 1990 e 1994. Oficiais da PMES fizeram cursos em São Paulo e no Japão no ano de 1995, desde então o Koban é ensinado para alunos na Instituição. O manual de Polícia Comunitária é adotado em todo o Brasil e em todo o mundo e seguido pela corporação, mas a PMES tem um modelo próprio e procura implementa-lo também. Disse que é um prazer e agradeceu a visita de mais dois policiais do Japão.

O Coronel Christian Tatagiba expôs que assumiu a pouco tempo a Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária e está conhecendo o seus anseios e objetivos, contudo, relatou que há 15 anos, na Companhia de Vila Velha em Jardim Marilândia, trabalhou com essa temática. Disse que a modalidade é uma filosofia, aproximação com a comunidade, mudança de comportamento, mesmo diante das dificuldades do dia a dia.

“Hoje temos a oportunidade de receber mais uma comitiva de Peritos da Polícia Nacional do Japão”, disse estar muito alegre por este momento.

Naoyuki Yokota destacou que no dia anterior se reuniram com o novo secretário de Segurança Pública em Brasília, e fizeram solicitações, e que fossem elaboradas diretrizes para serem distribuidas de forma uniformizado para todo o Brasil, além de materiais de audiovisuais feitos pela Senasp conforme modelo do Japão. Ressaltou que é relevante divulgar as boas práticas de todos os Estados com o modelo de polícia comunitária. Solicitou da mesma forma que vá para o Japão quem está envolvido com a filosofia de polícia comunitária, e que tenha um planejamento contínuo para que esse militar se torne um difusor.

Hiroshi Nakano, disse que é responsável pelo envio e recebimento dos integrantes do curso no Brasil. Ressaltou que as informações do Estado são positivas, que os militares envolvidos são bons profissionais, e quem recebeu está qualificado. Tem conhecimento que oito Estados disseminam o projeto e acredita no Estado para continuar essa ligação, visando o treinamento no Japão. Despediu-se desejando o desenvolvimento do Estado e sucesso nas olimpíadas.

O Subcomandante Geral agradeceu mais uma vez a presença de todos, desejou boas vindas, disse satisfeito com a visita, e que os peritos além da parte profissional aproveitassem os pontos turísticos e as comidas típicas do Estado.

Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Alessandro Oliveira Lube
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard