Governo do Estado do Espírito Santo
17/09/2017 21h00 - Atualizado em 21/05/2018 13h59

PMES participa do Curso Internacional do Sistema Koban em São Paulo

Nesta semana, oficiais da Polícia Militar do Espírito Santo participam do Curso Internacional de Multiplicador de Polícia Comunitária – Sistema Koban. A capacitação acontece em São Paulo e conta com a participação do capitão Aluizio Antonio Feletti Silva, do tenente Wellington Sotele Costa, ambos do 6º Batalhão, do tenente Fernando Habib Sampaio, do 1º Batalhão, e do tenente Igor Barcellos Rody, do 9º Batalhão.

A sistemática Koban surgiu na Polícia Nacional do Japão, considerado um dos mais antigos modelos de polícia comunitária do mundo. O país é dotado de mais de 10.000 postos fixos de policiamento, onde os policiais criaram uma rotina muito próxima da comunidade.

A capacitação dos militares capixabas está inserida no acordo de cooperação técnica firmado entre a PMES, a Secretaria Nacional de Justiça e a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo (Sesp) e tem como objetivo a difusão da polícia comunitária no Brasil. O acordo de cooperação técnica foi firmado em 2015 e já possibilitou a capacitação de 40 oficiais da PMES.

Para o chefe da Divisão de Polícia Comunitária da Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária da PMES, major Sandro Roberto Campos, é importante o intercâmbio de conhecimento para o policiamento capixaba. “A polícia comunitária é um caminho sem volta para todas as instituições policiais que desejam promover ações que estejam em sintonia com aquilo que é de fundamental importância para sobrevivência institucional: servir e proteger os cidadãos” destacou.

Um dos participantes do curso desta semana, o capitão Feletti, salientou a importância da polícia comunitária. “Todas as oportunidades de capacitação e visitas in loco para conhecer outras realidades podem transformar nossa visão de maneira a melhor adaptar ações que estejam sob nossas realidades locais. Em se tratando do Sistema Koban, há muito ainda a aprender e desenvolver no cenário brasileiro”, pontuou.

A capacitação em São Paulo se encerra na próxima sexta-feira e os oficiais deverão confeccionar um relatório minucioso contendo os aspectos observados para ser analisado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP/MJ) e pelo comando da PMES.


Informações à Imprensa:
Diretora de Comunicação Social PMES
Coronel Aldalea Antunes Beltrame
Tel. 27 - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Assessoria PMES:
1º tenente Anthony Moraes Costa
Tels. (27) 99625 1106 / 98823 8857

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard