Na noite desta quinta-feira (15), a Polícia Militar do Espírito Santo, por meio da Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária (DDHPC) e do comando do 6º Batalhão, participaram efetivamente da estruturação e fundação do Conselho Interativo de Segurança Pública da região de Serra Sede. A ação faz parte da continuidade do projeto-piloto de estruturação, ativação e reativação de Conselhos Interativos no município.
A reunião contou com um público de aproximadamente 30 pessoas e com a presença do diretor de Direitos Humanos e Polícia Comunitária, coronel Cristhian Tatagiba Franco, do chefe da Divisão Corporativa de Polícia Comunitária da DDHPC, tenente-coronel Giuliano Menegatti, do chefe da Divisão de Mobilização Comunitária e Integração Institucional, Major Sandro Roberto Campos, do comandante e subcomandante da 4ª Companhia do 6º BPM, o capitão Maurício Pinto e o tenente Wellington Sotele Costa, além de oficiais, praças e lideranças comunitárias, dentre outras autoridades e segmentos da sociedade civil organizada em geral.
O conselho fundado abrange 32 bairros que estão sob a responsabilidade do policiamento ostensivo da 4ª Companhia (Grande Serra Sede) do 6º BPM. A ação está situada em diretriz de serviço do comando geral da PMES como projeto-piloto de revitalização e implantação de Conselhos Interativos no município de Serra. O município foi escolhido por estar situado em primeiro lugar no que se refere às maiores taxas de homicídios dentre os 78 municípios que compõem o Espírito Santo, e dentre as vinte mais violentas cidades do país.
“A fundação do Conselho cercou-se de dificuldades em meio ao processo de estruturação, mas as pessoas de bem envolvidas tiveram habilidade e toda força necessária para vencer os obstáculos e consolidar o interesse coletivo para a região”, ressaltou o Tenente Sotele.
Para o coronel Cristhian Tatagiba Franco, a formação do Conselho Interativo será uma grande vitória para não só para as comunidades da região, mas para o município como um todo. “A equipe deverá manter-se unida em prol da coletividade e dar continuidade aos trabalhos que serão de extrema valia para a população local”, afirmou o oficial.
“O conselho foi formado por pessoas boas e eficientes. Faremos de tudo para que seja um Conselho exemplar. Além de mantermos contato com a sociedade como um todo, buscaremos soluções juntos ao poder público nos três níveis: municipal, estadual e federal”, salientou José Alves Rodrigues Neto, presidente empossado na noite de ontem.
A primeira ação do Conselho Interativa já acontece na próxima semana com a coordenação da “Semana do Trânsito”, que vai levar às escolas da região palestras educativas de trânsito envolvendo o Detran, a Polícia Militar, a Polícia Rodoviária Federal, entre outros órgãos a serem convidados.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Alessandro Oliveira Lube
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573