Nesta quarta-feira (23), dia da Colonização do Solo Espírito-Santense, a Avenida Jerônimo Monteiro, em Vila Velha, será palco do desfile cívico militar em comemoração aos 477 anos do município. Cerca de 250 policiais militares participarão do evento, que é aberto ao público.
O desfile será aberto com a chegada do fogo simbólico às 7h50 e, em seguida, haverá o hasteamento da Bandeira Nacional. Seguindo as tradições simbólicas do dia, a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) entregará comendas às autoridades presentes. O comandante do 38º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, coronel EB José Augusto Massad Gomes da Silva e o comandante da Escola Aprendizes Marinheiros, capitão de Mar e Guerra, Leonardo Geraldo Mesquita serão condecorados com a Medalha Vasco Fernandes Coutinho.
Também será oficializada a transferência simbólica da Capital capixaba para o município de Vila Velha. Com o acompanhamento da Banda da Polícia Militar, o governador Renato Casagrande realizará a revista à tropa e, logo após, terá início o desfile cívico militar.
Participarão do desfile a Banda de Música, policiais militares que atuam no policiamento da Grande Vitória, alunos do Projeto Banda Júnior e do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), projeto social desenvolvido pela Polícia Militar há 11 anos . Representantes da Marinha, do Exército, do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e das Guardas Municipais de Vila Velha, Vitória e Anchieta, Guarda Mirim, Escoteiros, Desbravadores. Alunos da rede municipal de ensino e uma banda de congo também estarão no desfile.
Programação:
Início do evento: 7h50
7h50 - Chegada do Fogo Simbólico
8 horas - Hasteamento da Bandeira Nacional
8h15 - Entrega da Medalha Vasco Fernandes Coutinho pela Polícia Militar
8h30 - Transferência simbólica da Capital do Espírito Santo para Vila Velha
8h50 - Revista à Tropa
9 horas - Início do desfile cívico militar
*Percurso do desfile: Avenida Jerônimo Monteiro - desde cruzamento com a Rua Araribóia até o cruzamento da Avenida Champagnat com a Rua Antônio Ataíde.
Breve histórico
Em 23 de maio de 1535 os portugueses desembarcaram na Prainha, em Vila Velha, com a missão de colonizar a então Capitania do Espírito Santo. O fidalgo Vasco Fernandes Coutinho recebeu por Carta de Doação e Carta Foral a Capitania do Espírito Santo.
A primeira vila capixaba foi erguida, por ordem de Vasco Coutinho, aos pés do Morro do Moreno.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento
Tel.: 3636-8715
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br