Governo do Estado do Espírito Santo
06/07/2011 21h00 - Atualizado em 13/04/2018 16h43

PMES lançará Curso de Policiamento Comunitário Sistema Koban na segunda (11)


Na próxima segunda-feira (11), representantes da Polícia Militar do Espírito Santo estarão reunidos para o 3º Seminário de Polícia Interativa e para o lançamento do Curso Nacional de Gestor de Policiamento Comunitário Sistema Koban.

O encontro para 200 pessoas acontecerá às 13h30min, no Espaço Vitória, localizado na Avenida Leitão da Silva, nº 2159, Bairro Itararé, em Vitória.

A filosofia do Sistema Koban aplicada na Polícia Militar de São Paulo ajudou na redução dos índices de 37,7 homicídios por 100 mil habitantes em 1999, para 10,4 em 2010. O responsável pela implantação desse sistema em São Paulo e diretor de policiamento comunitário e direitos humanos da PMSP, coronel Luís Castro, será o primeiro palestrante com o tema “Programas de Policiamento da Polícia Militar de São Paulo”.

“O Sistema Koban é um fundamento geral que serve para que cada base comunitária possa desenvolver seu próprio modelo de policiamento, atendendo às especificidades da comunidade”, explicou o coronel Luís Castro.

A segunda palestra será ministrada pelo coordenador de projetos da Agência Internacional de Cooperação Japonesa (JICA), Nobuyki Kimura, que explicará como será o intercâmbio de informações entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública e o Governo do Estado do Espírito Santo.

Já o curso com base no Sistema Koban do Japão, será oferecido a 50 alunos, entre sargentos e cabos, que já atuam com o policiamento comunitário nos batalhões da Região Metropolitana da Grande Vitória.

O objetivo é que após o curso eles gerenciem as bases comunitárias dentro da filosofia do Sistema Koban, bem como atuem na mobilização social das lideranças comunitárias. As aulas vão até o dia 18 de julho.

O curso será realizado em conformidade com o acordo de cooperação técnica celebrado entre o Ministério da Justiça e o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).

Sistema Koban

O sistema Koban no Japão segue a ideia de descentralização territorial e seu funcionamento é parecido com os Postos Comunitários de Segurança do Brasil.

O critério para sua instalação e localização é puramente técnico e é estabelecido pela polícia para que garanta o atendimento atencioso às pessoas que o procurem, para manter um nível satisfatório de ordem.

Estes postos policiais (Kobans e Chuzaishos) funcionam 24 horas por dia. Os japoneses também acreditam que os maiores e melhores recursos da polícia devem estar alocados na linha de frente.

Além disso, a filosofia tem como fundamento o estreitamento de relações entre polícia e comunidade, e a autonomia do policial em sua região, onde atua como um "mini-chefe" de polícia descentralizado em patrulhamento constante, trabalhando como solucionador dos problemas da comunidade, para garantir segurança e paz.


Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel.: 3636-8717 / 9709-9153 / 9901-9862
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard