Governo do Estado do Espírito Santo
19/07/2017 21h00 - Atualizado em 21/05/2018 13h49

PMES lança manual de intervenções em distúrbios para equipes da Força Tática

Na manhã desta quinta-feira (20), aconteceu a solenidade de lançamento do manual de intervenções em distúrbios para equipes da Força Tática da Polícia Militar do Espírito Santo. O objetivo do manual é servir como referência doutrinária para padronização das instruções e operações policiais relativas às intervenções em distúrbios com a participação das equipes da Força Tática.

A cerimônia foi realizada no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Pública da Polícia Militar (ISP) e contou com a participação do comandante-geral da PMES, coronel Nylton Rodrigues Ribeiro Filho, do subcomandante geral, coronel Rogério Maciel Barcellos, do chefe do Estado-Maior Geral, coronel Márcio Celante Weoffel, do comandante de Polícia Ostensiva Metropolitano, coronel Alexandre Ofranti Ramalho, além de outros comandantes de Unidade e policiais pertencentes às equipes da Força Tática de toda Região Metropolitana do Estado.

O manual foi desenvolvido para nortear todo procedimento operacional a ser adotado pelas equipes da Força Tática, uniformizando a atuação em intervenções contra distúrbios e perturbação da ordem que extrapolem a capacidade de resposta do policiamento ostensivo geral. Todas as ações previstas nele são baseadas na atuação profissional alicerçada nos preceitos dos Direitos Humanos e no uso diferenciado da força, respaldando assim a conduta dos encarregados pela aplicação da lei envolvidos no evento crítico.

Os responsáveis pela elaboração do manual foram os capitães Rafael Fernando de Carvalho, Rafael Sant’Ana Reis e Fabrício Borlot Soares. Durante a solenidade, eles foram agraciados com o diploma do Mérito Literário, que vislumbra reconhecer os esforços de produção de obras que possuam relevância social e institucional.

Em seu discurso de apresentação do manual, o capitão Rafael Fernando de Carvalho destacou a necessidade cada vez maior do empenho da Força Tática em distúrbios civis: “São comuns ações de perturbação da ordem de menores proporções desencadeadas por grupos reduzidos de pessoas, que eclodem de maneira repentina e exigem uma resposta imediata do policial. Espero que a técnica seja empregada para o desempenho de um serviço de qualidade, que preserve a integridade da equipe”, destacou.

O comandante do CPOM, coronel Ramalho, salientou que este é um passo importante para a Polícia Militar. “Devemos ter como referência a instrução, a técnica e o aprimoramento daqueles que compõe a tropa formada para atuação em distúrbios. Eles devem ser doutrinados para preservar os princípios basilares que nos norteiam, que são a hierarquia e a disciplina. Defender a Instituição é sinônimo de lealdade, e é isso que se espera de nossos policiais”, pontuou.

O comandante-geral da PMES, coronel Nylton, discursou sobre a importância do manual para a tropa especializada. “A qualidade da obra produzida retrata fielmente a postura que se espera dos componentes das equipes da Força Tática, demonstrando competência e profissionalismo. Este manual visa perpetuar e padronizar a base doutrinária das ações pelas quais estão sujeitas as equipes da Força Tática, com a finalidade de proporcionar as intervenções de forma técnica, proporcional e legal”, concluiu o oficial.

O comandante-geral também prestou uma homenagem especial ao presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros do Espírito Santo (Sincor-ES), José Rômulo da Silva, que de forma altruísta ajudou a custear o manual. “Esse manual é a elevação da nossa responsabilidade, um pacto que guia os princípios, defendendo o certo sem de medo errar”, destacou.

Durante o discurso de apresentação do manual, o coronel Nylton anunciou ainda a aprovação da ata de registro de preço para compra de 182 fuzis Colt M4. Esta aquisição apresenta o pioneirismo da PMES na compra deste tipo de armamento.

Após a solenidade, todos receberam uma cópia do manual. O início dos treinamentos dentro da padronização proposta para a tropa formada para atuação em distúrbios já deve começar na próxima semana.


Informações à Imprensa:
Diretor de Comunicação Social PMES
Coronel Eduardo Nunes
Tel. 27 - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Assessoria PMES:
2º tenente Anthony Moraes Costa
Tels. (27) 99625 1106 / 98823 8857

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard