Governo do Estado do Espírito Santo
15/04/2015 21h00 - Atualizado em 21/05/2018 09h53

PMES disponibiliza todas as edições da Revista Preleção em versão digital

Já são 13 o número de edições da Revista Preleção publicadas pela Polícia Militar do Espírito Santo. O primeiro exemplar foi lançado em abril de 2007 e a sua última revista publicada, a 13ª edição, teve seu lançamento em dezembro de 2014. Todas as edições estão disponíveis para consulta, em versão digital, no site da Instituição, por meio do link http://www.pm.es.gov.br/institucional/revistaprelecao.aspx

A Revista Preleção tem como objetivo principal a divulgação e o incentivo à pesquisa na Corporação, focando assuntos ligados à área de segurança pública, subsidiando os estudiosos da temática com informações, conhecimentos e experiências de cunho científico, visando a constante atualização tecnológica e profissional. A “Revista Preleção” foi idealizada à época, pela então tenente-coronel Sônia do Carmo Grobério.

Na primeira edição, um dos artigos publicados tem como o título “PMES: Mais de 172 anos de História”, e foi escrito pelo coronel da reserva remunerada, Gelson Loiola, além de conter outros cinco artigos e o catálogo de monografias do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) 2006, contendo o resumo do trabalho e seus autores.

A edição de número dois contém sete artigos, entre eles o “Olhando através do Espelho: Considerações sobre o Uso de Indicadores de Desempenho na Atividade Policial”, escrito por Gustavo Debortoli.

A 3ª edição, de abril de 2008, foi elaborada com sete artigos, e entre eles está o escrito por Daniel Cerqueira, com o título “A Polícia Pode Fazer Diminuir a Taxa de Criminalidade?”.

Na edição de número quatro, foi contemplada a publicação do artigo “Uso de Algemas no Momento da Prisão: Uma Abordagem Finalística”, de Kerlington Pimentel de Freitas. Na edição também foi incluído o catálogo de monografias do CAO 2007/2008, além dos títulos dos artigos publicados nas três primeiras edições.

Em abril de 2009 é lançada a 5ª edição da revista, com cinco artigos. Entre eles o escrito por Gerson Loiola, com o título “As Mulheres no Quadro Combatente da PMES: 25 anos de Participação”.

A 6ª edição, de agosto de 2009 traz sete artigos e entre eles o de título: “A Lei nº 11.343/2006 e o Procedimento Penal e Policial Acerca do Usuário de Drogas Ilícitas”, escrito por Eduardo Veroneze da Silva. A edição também traz os títulos de todos os artigos publicados em todas as edições anteriores da revista.

“Enxurradas e Deslizamentos: Entendendo o surgimento de áreas de risco”, é um dos artigos publicado na edição de número sete, que também contempla outros seis artigos. A autoria é de André Có Silva. A edição também traz os títulos de todas as edições anteriores e seus respectivos autores.

A edição de número oito, publicada em agosto de 2010, traz o artigo “O Emprego das Técnicas Não Letais e a Companhia de Polícia de Choque do Batalhão de Missões Especiais da PMES”, escrito por Pablo Angely Marques Coimbra. No total foram três artigos publicados nessa edição, além do catálogo das monográficas produzidas pelo CAO 2009/2010 e também os títulos dos todos os artigos das edições anteriores.

Na 9ª edição foram contemplados cinco artigos, entre eles o escrito por Eduardo Rosetti, cujo título é “Atestado médico: problema ou solução institucional?”. A edição é de abril de 2011.

“O gerenciamento de crises policiais em ocorrências envolvendo tentativas de suicídio: uma definição de papéis” é o titulo do artigo escrito por Pablo Angely Marques Coimbra, que foi publicado na 10ª edição da revista. Outros quatro artigos foram inseridos na mesma edição.

A edição de número 11, de abril de 2012, traz o artigo “Aumento do efetivo policial militar x diminuição da criminalidade em Guarapari, Espírito Santo”, escrito por Sandra Mara Zambon. Mais quatro artigos foram publicados nessa edição, além do catálogo das monográficas escritas pelo CAO 2011.

Em 2013 foi publicada a 12ª edição da Revista Preleção, com cinco artigos e um informativo, cujo o tema foi “Boas práticas em polícia de proximidade: Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD”, escrito por Jaílson Miranda.

E a última edição, a 13ª, teve uma tiragem de 3000 exemplares e foi publicada em dezembro de 2014. Nessa edição, além dos artigos, a revista traz a relação das monografias elaboradas pelos alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO/2013) e pelos alunos do Curso de Formação de Oficiais (CFO/2012-2014). As monografias estão disponíveis para consulta na biblioteca do Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFA), em Cariacica. E os quatro artigos aprovados para essa edição foram: “Desmilitarização: implicações na investidura do policial militar frente à Proposta de Emenda Constitucional nº 51/2013”, de autoria do major Januir Carlos Pinheiro da Silva; “Prisão: liturgia punitiva e reforço de laços sociais”, do tenente Madson Gonçalves da Silva; “A atuação das Polícias Militares nos eventos denominados ‘rolezinhos’”, do major Sandro Roberto Campos e “A legalidade e a legitimidade da confecção do termo circunstanciado de ocorrência pela Polícia Militar”, do major Rogério Fernandes Lima.

Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard