O tradicional desfile cívico-militar, que marca as comemorações da Independência do Brasil, foi realizado pela primeira vez fora da Grande Vitória. Neste ano, o município de Linhares, região Norte do Estado, foi agraciado com o evento, que reuniu as Forças Armadas e de Segurança do Espírito Santo, escolas e outros segmentos da sociedade em uma apresentação que encantou o público presente, estimado em 15 mil pessoas.
O desfile cívico-militar foi realizado na manhã desta quinta-feira (7), após a revista à tropa formada pelo governador, Paulo Hartung, e o coronel Oliveira Costa, comandante do 38º Batalhão de Infantaria, a mais alta autoridade militar presente. Em seguida, o Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer) seguiu o percurso da Avenida Genésio Durão, no bairro Três Barras, transportando a bandeira do Brasil e do Espírito Santo, marcando o início da marcha dos pelotões jogando uma chuva de pétalas.
Cerca de 500 policiais de diversos batalhões da corporação formaram o grupamento de desfile da Polícia Militar, que foi comandado pelo major Artur Schmidt Junior. Prestigiaram o evento o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia, o secretário-chefe da casa militar, coronel Daltro Ferrari,o comandante-geral da PMES, coronel Nylton Rodrigues R. Filho, além de outros secretários de Estado, autoridades militares, lideranças políticas e comunitárias.
A Banda de Música da PMES fez uma apresentação especial para a passagem dos pelotões formados por militares do Curso de Habilitação a Sargento (CHS), da Companhia Independente de Missões Especiais (CIMEsp), da Companhia Especializada de Operação com Cães (Ceoc), do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), do Batalhão de Polícia Militar (BPMA) e da Diretoria de Saúde. Desfilaram também algumas das novas viaturas do modelo Spin pertencentes a Batalhões da Região Metropolitana.
Além da apresentação da Polícia Militar, participaram do desfile grupamentos formados por motos Harlley Davidson, veteranos e ex-combatentes de forças armadas, ex-integrantes do Batalhão Suez e Boinas Azuis, militares do 38° Batalhão de Infantaria, da Escola de Aprendizes-Marinheiros e Capitania dos Portos, do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), agentes da Polícia Civil (PC), da Secretaria de Justiça (Sejus) e Guarda Municipal de Linhares. Em seguida a Avenida foi tomada pelo desfile civil motorizado e grupos de entidades civis e escolares.
Informações à Imprensa:
Diretor de Comunicação Social PMES
Coronel Eduardo Nunes
Tel. 27 - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Assessoria PMES:
1º tenente Anthony Moraes Costa
Tels. (27) 99625 1106 / 98823 8857