A noite de ontem (05) foi marcada pela formatura de cerca de mil novos soldados da Polícia Militar do Espírito Santo. Milhares de pessoas, entre familiares e amigos, lotaram o Ginásio do Álvares Cabral, em Vitória. O evento foi aberto por um brilhante concerto da Banda de Música da Polícia Militar.
O vice-governador do Estado, César Colnago, o secretário da Segurança Pública, André Garcia, Comandante Geral da PMES, Coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento, o Subcomandante Geral, Coronel Ruy Guedes Barbosa Junior, além de diversas autoridades civis e militares prestigiaram o evento.
Antes do início da solenidade, cada marcialidade executada em obediência às vozes de comando ordenadas pelo Comandante do grupamento dos formandos, Capitão André Luis Moreira Lopes, davam sentido ao desejo de servir e ao espírito de união, necessários ao desempenho do serviço policial militar. Os movimentos encantavam os presentes, que aguardavam ansiosamente pelo início da formatura.
Após longa jornada, iniciada no dia 24 de novembro de 2014, os novos soldados concluíam naquele instante, com êxito e merecimento, a formação, que incluiu conhecimentos específicos sobre segurança pública, alinhados à matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Os formandos obtiveram conhecimentos específicos como técnicas de imobilização, gerenciamento de crises, policiamento ostensivo geral, uso de força e armas de fogo e condução de veículos de emergência.
No decorrer da solenidade, o paraninfo da turma, Tenente-Coronel Jair Gomes de Freitas, arrancou aplausos dos formandos e da plateia ao destacar que os novos soldados fazem parte de uma história honrada da PMES, que neste ano completou 180 anos. O oficial ressaltou o apoio dos familiares no processo de superação das dificuldades durante o curso e a resiliência dos formandos quanto à adaptação frente às mudanças e aos obstáculos que surgiram.
Pela dedicação, competência e liderança, o Comandante do CFA, Tenente-Coronel Marcio Celante Weolffel, foi homenageado como o patrono da turma do CFSd-2015.
Em seu discurso, o Comandante Geral exaltou a atuação da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa da PMES, do Centro de Formação e Aperfeiçoamento, do 2º Batalhão de Nova Venécia, do 3º Batalhão de Alegre, do 5º Batalhão de Aracruz, além das Diretorias e Comandos da Instituição, que com seus oficiais e praças estiveram empenhados na formação dos novos operadores da segurança pública.
O Coronel Marcos Antonio convocou os novos soldados a manterem a mesma capacidade, vontade e garra, demonstradas no período de formação. “Essas características foram postas à prova em vários momentos e serão muitas outras vezes. Aproveitem a alegria dessa vitória com familiares e amigos. A Polícia Militar do Espírito Santo e toda sociedade capixaba depositam nas senhoras e senhores grande confiança”, destacou.
Em seu discurso o secretário André Garcia foi breve. Ele destacou que a vitória era não somente dos formandos, mas também dos familiares que com certeza não mediram forças para que seus parentes vestissem a farda de uma instituição que tem mais de 180 anos de história.
Entre os concludentes, os alunos soldados Bruno Henrique de Souza, Hugo Leonardo de Carvalho e Anderson Augusto de Oliveira se destacaram entre a turma e ficaram com a 1ª, 2ª e 3ª colocação, respectivamente. Eles foram agraciados com premiações. Ao primeiro colocado ainda foi conferida a medalha “Honra ao Mérito à Formação Policial Militar”.
Findado o cerimonial, com a permissão do Comandante Geral, o Capitão André Luiz encerrou a solenidade com o tão esperado “fora de forma”, respondido bravamente com os seguintes dizeres: “Cumprir a Lei”, “Polícia Militar”, “Brasil”. Rompia-se o sentido em marcha para a defesa da sociedade.
Os formandos receberam a capacitação no Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFA), em Cariacica, no 2º Batalhão, em Nova Venécia, no 3º Batalhão, em Alegre, e no 5º Batalhão, em Aracruz.
Os novos soldados, que serão distribuídos entre as Unidades da PMES em todo o Estado, vão se reapresentar no próximo dia 13 de Novembro no CFA, em Cariacica, para serem empregados nas Operações “Natal”, “Verão” e “Carnaval”.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573