Governo do Estado do Espírito Santo
28/07/2015 21h00 - Atualizado em 21/05/2018 10h19

PM visita Conselho Interativo de Barra do Shay

A Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária (DDHPC) realizou visita ao Conselho Interativo de Segurança Pública de Barra do Shay, em Aracruz, na noite dessa terça-feira (28). Cerca de 50 pessoas participaram da reunião, que contou com a presença do Subcomandante do 5º Batalhão, major Bissoli, vereadores locais, pastores e vários segmentos da sociedade civil organizada.

O encontro teve início com explanações do Comandante do 2º Pelotão, sargento Adriano de Farias Santos, sobre os dados do Conselho, como a área de abrangência que engloba os bairros de Barra do Shay, Putiri, Mar Azul e Aldeia Indígena de Pau Brasil. A região conta com uma população média de 10.000 pessoas e a maior dificuldade encontrada no momento é a chegada do Estaleiro Jurong, com aproximadamente 4.000 trabalhadores na fase inicial, sendo previsto chegar a um número de 8.000 trabalhadores no total. Com isso, há um inchaço populacional juntamente com inúmeros e variados problemas de segurança de toda a ordem. Em seguida o presidente do Conselho Interativo, Luiz Vallim Hernandez, deu as boas vindas e explanou a satisfação da visita ao Conselho.

“A vinda da DDHPC é de grande valia e muita importância para incentivar a comunidade a se interessar e participar ativamente dos conselhos de segurança, visto que a própria região já teve 07 conselhos e atualmente apenas 03 estão funcionando efetivamente. Essas visitas servem de incentivo para que aqueles Conselhos que funcionam continuem e aqueles que estão desativados possam voltar à atividade, bem como novos conselhos possam ser criados, visto a necessidade cada vez maior de aproximação entre a polícia e a comunidade”, destacou o major Bissoli.

O chefe da Divisão de Mobilização Comunitária e Integração Institucional da DDHPC, major Sandro Roberto Campos, presidiu a comissão em visita oficial e realizou a palestra do encontro. Para o oficial, a Polícia Comunitária é um caminho sem volta, pois além de agregar valores, é uma ferramenta imprescindível para uma participação social contínua e compromissada. “As instituições policiais necessitam cada vez mais redesenhar suas atuações, procurando enfatizar aspectos muito mais preventivos que repressivos junto às comunidades”, salientou o major Campos.

A visita foi encerrada com a entrega de um diploma de Honra ao Mérito, expedido pela DDHPC e assinado pelo Comandante Geral da PMES, coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento, ao Conselho Interativo de Barra do Shay, como forma de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à sociedade capixaba.


Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard