Na última quarta-feira (31), a Polícia Militar Ambiental apreendeu 13 aves mantidas em cativeiro no município de Pancas. A ação ocorreu nas localidades de Lajinha de Pancas e Serra do Sapucaia.
Os animais estavam nas residências de um homem de 36 anos e de uma mulher de 35 anos. Nas casas foram encontrados dois bicos-de-pimenta, dois bicudos, dois coleiros, dois curiós, um sabiá, um canário-da-terra, uma cigarra, um papagaio-chauá, um melro, todos sem o devido registro junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Os animais, um viveiro e doze gaiolas foram apreendidos e os responsáveis assinaram termo de compromisso para comparecimento em juízo quando intimados.
Segundo o cabo Gleydson Rocha, o curió apreendido se encontra na lista de risco de extinção e estava com os pés mutilados sem nenhuma das unhas. De acordo com o militar, a mutilação pode ter ocorrido durante tentativa forçada de colocação de anilha deformada e ilegível no pé esquerdo do animal.
Ao final da ocorrência, as aves foram tratadas e entregues no Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias), localizado em Barra do Riacho, município de Aracruz.
Entrega voluntária:
A Polícia Militar Ambiental orienta e incentiva as pessoas que não mantenham animal silvestre em cativeiro de forma irregular e, caso o possua, que procure a Polícia Ambiental mais próxima a fim de fazer a entrega voluntária, não imputando ao cidadão nenhum tipo de responsabilidade penal.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573