Policiais militares do 9º Batalhão tem realizado um trabalho intenso para combater furtos e capturar os acusados. Essa atuação está refletindo em números positivos, visto que houve uma redução considerável de furtos em comparação ao mesmo período no ano passado. Este ano, nas principais modalidades, que são furto à residência, a veículo, em veículo e em comércio, foram registradas 560 ocorrências de janeiro a agosto, ao passo que, em 2014 durante os mesmos meses foram catalogadas 784, uma redução de aproximadamente 28,5%.
Além disso, os policiais militares estão obtendo êxito em capturar os acusados. Em 2015, até o momento, 74 pessoas foram detidas, por serem suspeitas de cometerem furtos, sendo que destes, 16 eram adolescentes.
Na madrugada de ontem (21), por exemplo, dois suspeitos foram detidos na Avenida Beira Rio, com parte do material furtado de um comércio localizado na “Rodoviária do Interior”, como é conhecida. Através de denúncias, os policiais intensificaram as buscas e localizaram os suspeitos C.A. da S., de 28 anos e O.O.M., de 35 anos, que já possuía uma extensa ficha criminal.
De acordo com o comandante do 9º Batalhão, tenente-coronel Alessandro Marin, apesar da população e dos comerciantes reclamarem de furtos que acontecem em residências, comércios, escritórios e lojas, principalmente na região central da cidade, esse número ainda é inferior ao ano passado. “É perceptível que grande parte dos acusados possui várias passagens criminais pelo mesmo ilícito ou relacionadas ao tráfico e uso de entorpecentes. Estamos, na maioria das vezes, realizando as prisões das mesmas pessoas reiteradamente. O crime de furto é difícil prevenção pelo policiamento ostensivo, pelo fato dele só ser cometido com a oportunidade criada pela vítima ou pelo próprio criminoso, mas que pelos números apresentados podemos certificar de que a PM tem se esforçado para o combate desses crimes patrimoniais”, opina.
Como forma de prevenir este tipo de crime, o comandante orienta que algumas mudanças de comportamento, se forem assimiladas, podem evitar situações desagradáveis.
“Observar se há pessoas suspeitas próximo à residência, verificar as referências de empregados que trabalham dentro de casa, conferir portas e janelas; levantar os vidros e trancar as portas e porta-malas dos veículos, mesmo que seja apenas uma parada rápida pode ajudar a prevenir. Além disso, estacionar em locais visíveis e confiáveis, evitar namorar ou esperar alguém no interior do veículo, não manter valores altos em casa ou no comércio e instalar alarmes e câmeras são algumas medidas importantes”, frisa o comandante.
A Polícia Militar orienta que a população denuncie qualquer atitude suspeita através do 190 ou do Disque-Denúncia (181).
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573