Na manhã deste domingo (06), quinze pássaros foram recolhidos pela Polícia Militar Ambiental (BPMA), em uma residência no bairro Joana D’arc, em Vitória. O proprietário dos animais não foi localizado.
Durante o deslocamento para atendimento de uma ocorrência no mesmo bairro, a guarnição avistou diversos pássaros silvestres em gaiolas na varanda de uma residência. Segundo a moradora do local as aves pertenciam ao seu esposo e não tinha conhecimento sobre a documentação relativa à aquisição legal dos animais. O homem não foi localizado até o término da fiscalização para que apresentasse o registro dos pássaros junto ao IBAMA.
Ao todo foram apreendidos quinze pássaros silvestres, sendo oito “coleiros”, cinco “trinca-ferros” e dois “curiós”, espécie criticamente em perigo, conforme Decreto Estadual Nº 1.499-R de 2005, que lista a fauna e flora do Espírito Santo ameaçadas de extinção. Além disso, foi observado que algumas aves apresentavam anilhas, entretanto algumas estavam arranhadas, com indícios de adulteração.
No local foram encontrados alçapões e uma guilhotina, instrumento utilizado para colocar anilhas. Na garagem havia um viveiro, contendo ninhos para a reprodução e abrigando dois coleiros, que não estavam anilhados.
Os animais recolhidos serão encaminhados ao Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias), em Aracruz, para reabilitação e soltura no habitat natural. O proprietário dos animais será investigado por manutenção ilegal de pássaros em cativeiro, caça de animais silvestres e adulteração de selo público.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Tenente Coronel Alessandro Oliveira Lube
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573