Uma capivara macho pesando 25 kg foi recolhida por uma equipe da Polícia Militar Ambiental nesta segunda-feira (10), após invadir a Igreja Católica Matriz, no centro do município de Santa Teresa.
Segundo os policiais, um solicitante informou que durante a limpeza de um dos pavimentos da Igreja a zeladora deparou com o animal, que tentou fugir e a derrubou.
Durante o recolhimento, a equipe avistou o animal refugiado em um cômodo escuro e de difícil acesso, apresentando alto grau de estresse. Com a utilização dos equipamentos de manejo e contenção de animais, foi possível realizar o recolhimento. Imediatamente, a capivara foi solta em uma área da zona rural do município de Santa Teresa.
Saiba mais:
A capivara (Hydrochoerus hydrochaeris) é o maior roedor do mundo, pesando até 91 kg e medindo até 1,2 m de comprimento e 60 cm na altura da cernelha. A pelagem é densa, de cor avermelhada a marrom escuro. É possível distinguir os machos por conta da presença de uma glândula proeminente no focinho apesar do dimorfismo sexual não ser aparente.
Orientação:
A Polícia Militar Ambiental orienta a população que, ao se deparar com algum animal silvestre em área urbana, não tente capturá-lo, mantenha uma distância segura e acione imediatamente a Polícia Ambiental pelo telefone 190.
Os animais selvagens em área urbana se sentem acuados e geralmente atacam como forma de defesa.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573