Governo do Estado do Espírito Santo
04/12/2014 22h00 - Atualizado em 18/05/2018 15h42

PM realiza Solenidade de Formatura do IV Curso Tático em Ações de Motopatrulhamento

Foi realizada na noite desta quinta-feira (04) a Solenidade de Formatura do IV Curso Tático em Ações de Motopatrulhamento (CTAM) promovido pelo Batalhão de Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam). O evento aconteceu no 38º Batalhão de Infantaria, em Vila Velha.

Prestigiaram a formatura o Comandante Geral da Polícia Militar do Espírito Santo, Coronel Edmilson dos Santos, o diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa Coronel Andrey Carlos Rodrigues, o Comandante da Rotam, Tenente Coronel Wildelson Nascimento de Faria, o anfitrião, o comandante do 38º Batalhão de Infantaria, Tenente Coronel EB Luiz Fernando Azevedo Delage, além de outras autoridades militares e civis.

O curso, iniciado no dia 22 de setembro deste ano, teve como objetivo instruir e melhor qualificar a tropa da PMES e de coirmãs em relação ao patrulhamento tático motorizado com o uso de motocicletas. Com um total de 455 horas/aula, os formandos participaram de instruções técnico-teóricas, atividades extraclasses, estágio operacional e visita técnica.

O foco no motopatrulhamento tático é capacitar o policial militar em ações e operações de policiamento com uso de motocicletas, dentro das diretrizes do Comando Geral para o policiamento ostensivo tático motorizado.

Durante o curso, os militares tiveram acesso a conhecimentos teóricos e de técnicas policiais, imprescindíveis ao sucesso no cumprimento da missão precípua das polícias militares, que é proteger o cidadão e garantir seus direitos, retirando de circulação indivíduos nocivos à boa convivência social.

Dentre as disciplinas ministradas no curso destacam-se: abordagem policial com uso de motocicletas, doutrina e técnicas de motopatrulhamento tático, técnicas de motociclista batedor, escolta policial com uso de motocicletas, técnicas de pilotagem, dentre outros.

O IV CTAM iniciou com um efetivo de 45 alunos, com 02 oficiais subalternos, e 43 praças, sendo 02 deles pertencentes à Polícia Militar da Bahia. Do total, 27 policiais conseguiram concluir o curso com aproveitamento, superando todas as etapas.

O comandante da Rotam, Tenente Coronel Wildelson, agradeceu ao Tenente Coronel Delage pelo apoio do 38º Batalhão de Infantaria. “Certamente nossas palavras não serão suficiente para agradecer o apoio de V.Sa. e de sua equipe, mas saiba que somos muito gratos pelo apoio recebido. Estamos à disposição na Rotam”, ressaltou o oficial.

Em seguida, agradeceu ao Coronel Andrey, diretor de Ensino da PM, pelo apoio na realização do IV CTAM e se dirigiu aos formandos: “Aos nossos formandos queremos dividir a alegria desse momento. Mais de 70 dias se passaram, muitas horas e semanas de empenho e dedicação de vocês, sabemos dos sacrifícios de muitos para chegarem até aqui, mas os esforços e sacrifícios de cada um de vocês não foram em vão. A sociedade capixaba recebe 27 novos patrulheiros, altamente capacitados para desempenhar atividades que exigem um alto nível de conhecimento técnico e habilidades em Motopatrulhamento. Parabéns aos Rotanzeiros pela conclusão do Curso e nossos parabéns aos 10 policiais das unidades da PMES que fizeram parte deste seleto grupo”, complementou.

Em sua fala, o Coronel Andrey conclamou a todos os presentes para uma reflexão quanto ao valor da família, como agência de controle social que precisa ser valorizada na sociedade.

Na oportunidade, o Comandante Geral, Coronel Edmilson dos Santos, salientou a satisfação de ver o trabalho da PM reconhecido. “Vemos que muitos são contra a ação da polícia, porém, como é bom quando nós conseguimos salvar uma vida. Senhoras e senhores policiais militares, sejam dedicados e sirvam de referência no atendimento ao cidadão. Peçam a Deus sabedoria e o equilíbrio necessário, para que possamos alcançar o bem maior que é a satisfação da sociedade”, destacou.


Informações à Imprensa:
Coronel Antonio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard