Governo do Estado do Espírito Santo
27/07/2015 21h00 - Atualizado em 21/05/2018 10h18

PM realiza passagem de comando do 1º Batalhão

Na tarde desta segunda-feira (27), foi realizada a solenidade de passagem de comando do 1º Batalhão da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES). O tenente coronel Alexandre Ofranti Ramalho passou o comando da Unidade ao tenente coronel Márcio Eugênio Sartório.

A cerimônia de troca de comando foi realizada no pátio do 1º Batalhão e contou com a presença do comandante geral da PMES, coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento; do Prefeito Municipal de Vitória, Luciano Rezende; do secretário-chefe Casa Militar, coronel José Nivaldo Campos Vieira; da chefe de Polícia Civil, Gracimere Gaviorno; e do delegado da Superintendência de Polícia Metropolitana, Cláudio Vitor. Também prestigiaram a solenidade autoridades civis e militares, além de familiares e amigos dos comandantes substituído e substituto.

Em seu discurso, o tenente coronel Ramalho disse que sempre trabalhou para representar com dignidade plena os oficiais e praças, bem como os comandantes que já passaram pela Unidade, como o seu pai, coronel da reserva da Polícia Militar, Mair Freitas Ramalho, que comandou o 1º Batalhão de 1980 a 1982.

Ele também disse que sempre trabalhou para proporcionar o bem-estar à tropa. “Com simples ações motivei os policiais a prestarem o melhor serviço público para as nossas comunidades, alcançando as metas estratégicas definidas pelo Governo do Estado. Também elaboramos o nosso plano de comando e conseguimos estimular a operacionalidade de toda a tropa quando desencadeamos operações de grande porte com resultados bastante significativos e ainda ocupamos ostensivamente espaços públicos que até então eram focos de violência, conflitos e rivalidades ensejadas pela disputa por pontos rentáveis para a venda de entorpecentes. O grande desafio era contribuir para a diminuição dos índices de violência e criminalidade com um forte direcionamento para a redução dos homicídios. Em agosto de 2014, realizamos importantes diagnósticos, em setembro começamos a efetivar algumas ações, e já em outubro os dados apresentavam queda dos crimes contra a vida e assim permanecem até os dias de hoje”, lembrou.

O tenente coronel Ramalho agradeceu as pessoas que o apoiaram durante a sua passagem pelo 1º Batalhão e finalizou o seu discurso citando o sociólogo curitibano Jamil Snege. “Já inspecionei a prova, amarrei a carga, desatei a vela. O vento sopra forte e enfuna meu coração de alegria. Agora é contigo senhor. Toma o leme e risca o rumo do meu barco. Não penses que irei por este mar sozinho”.

Já o comandante geral da Polícia Militar, coronel Marcos Antonio, iniciou a sua fala lembrando que há nove anos teve a oportunidade de comandar a tropa do 1º Batalhão. Dando continuidade ao discurso, disse que a experiência do coronel Ramalho foi fundamental para o trabalho desenvolvido no município de Vitória e que contribuiu sobremaneira para a redução dos índices de criminalidade e violência na Capital.

“Você conduziu com maestria essa tropa fiel e cumpridora das ordens em que são confiadas e por isso a corporação só tem a agradecer o seu trabalho, a sua dedicação e o seu profissionalismo. Também desejo sucesso para o tenente coronel Sartório neste novo desafio em sua carreira. Espero que faça um brilhante trabalho, assim como fez em todas as outras missões em que foram confiadas, deixando uma excelente impressão por onde passou, de um profissional comprometido e zeloso”, finalizou.

Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard