Na última terça-feira (25), a Polícia Militar, por meio da Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária (DDHPC), realizou palestras em 06 escolas da Grande Vitória com o tema “Conhecendo a Lei Maria da Penha”. O tema da nome à cartilha utilizada no programa, fruto de um convênio firmado entre a PMES e o Tribunal de Justiça do Espírito Santo.
De acordo com o diretor da DDHPC, Coronel Glauco Carminat Rodrigues, o dia das palestras não foi escolhido por acaso. “A data é marcada pela intervenção da Organização das Nações Unidas (ONU) pelo fim da violência contra a mulher. No dia 25 de novembro comemora-se o Dia Internacional de Combate Contra a Violência Contra a Mulher. Como os instrutores que trabalham na coordenação Estadual do Proerd já estão capacitados para aplicarem essa palestra, resolvemos então buscar escolas já atendidas por eles para abordarmos o tema com os alunos do 5º ano do ensino fundamental”, ressaltou.
A cartilha “Conhecendo a Lei Maria da Penha” informa de maneira lúdica a necessidade da proteção da mulher contra a violência de gênero e as formas de se denunciar com segurança a violência sofrida pela mulher no ambiente familiar. Ao todo 234 alunos participaram das palestras.
Para Débora Ribeiro, estudante do colégio Darwin de Vila Velha, é necessário que as mulheres denunciem. “Se não denunciarem, não tem motivo de existir a lei. Hoje a mulher é uma figura muito importante na sociedade e por isso elas devem se impor diante de seus agressores”, destacou.
A DDHPC prepara um calendário de capacitação para todos os instrutores do Proerd para que a palestra seja ofertada nas escolas atendidas.
Informações à Imprensa:
Coronel Antonio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573