Na tarde desta quarta-feira (16), a Polícia Militar realizou reunião para prestação de contas das ações desempenhadas pela Instituição no município de Jaguaré.
Participaram do encontro o Capitão Esmeraldo Costa Leite, que representou a Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária (DDHPC), o comandante da Companhia do Município de Jaguaré, Capitão Antônio Ednis Bergamin Júnior, o 1º Tenente Mauri Coelho Portugal, representando a 3ª Companhia de Polícia Ambiental, membros da comunidade local, do Sindicato Rural e do Movimento Sociedade Unida pela Segurança Pública em Jaguaré.
A reunião foi resultado de uma iniciativa dos cidadãos de Jaguaré capitaneados pelo Sindicato Rural e pelo Movimento pela Segurança Pública, que nasceu junto aos pequenos e médios produtores rurais. Esse movimento encontrou ressonância na sociedade civil organizada, que passou atuar em conjunto.
Alex Sander Hupp Calvi, integrante do movimento e membro do Sindicato Rural de Jaguaré, fez a abertura da reunião agradecendo a presença de todos e logo em seguida franqueou a fala aos presentes para uma pequena apresentação.
Diante dos diversos itens discutidos na pauta da reunião, ficou perceptível a vontade do Movimento em estreitar a relação com o poder público e fortalecer iniciativas que visam a construção de uma sociedade com maior segurança e tranquilidade.
O Sr. Alex ressaltou que o Movimento pela Segurança Pública já está colhendo frutos da sua mobilização. O incremento da Patrulha Rural e a criação de um canal de comunicação direto entre os policias militares e os produtores aumentaram a sensação de segurança e promoveram maior tranquilidade para as comunidades do interior.
O Capitão Bergamin agradeceu o reconhecimento das medidas adotas pelo comando local da Polícia Militar e disse que o esforço necessário para implementação das medidas conta com a participação de todo efetivo polical militar que atua no município.
Um dos encaminhamentos definidos na reunião foi a revitalização do Conselho de Segurança, para que a sociedade civil organizada, juntamente com o Poder Público local e Instituições Policiais, discutam o modelo mais adequado a realidade social do município de Jaguaré.
O Capitão Costa Leite frisou que a integração entre a sociedade civil organizada, o poder público e as polícias no município de Jaguaré, nos anos 1990, serviu de referência para diversos municípios do Estado, e que esse protagonismo precisa ser recuperado com a ajuda de todos os setores da sociedade local.
O comando da Polícia Militar de Jaguaré, juntamente com o Movimento Sociedade Unida pela Segurança Pública vão buscar a participação de outros agentes públicos e marcar uma reunião ampliada com objetivo de discutir o modelo de Conselho que será adotada.
O Capitão Costa Leite colocou a DDHPC à disposição do Movimento pela Segurança de Jaguaré e do Comando da Polícia Militar local para assessorar a formulação da proposta de Conselho.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Alessandro Oliveira Lube
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Leidy Mendonça
Tels. (27) 98802-3244 / 99607-2978 / 3636-1573