Aconteceu nesta sexta-feira (19), no município de Atílio Vivácqua, uma ação conjunta de Educação Ambiental envolvendo o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), as secretarias de Educação, Agricultura e Meio Ambiente, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e extensão Rural (Incaper) e 250 alunos da rede municipal de ensino com idades entre 09 e 14 anos.
A ação conjunta teve como objetivo a conscientização sobre a importância da preservação do ecossistema do município. De acordo com o Cabo Robson Lopes, a ação conjunta chamou a atenção da população para as questões ambientais. “Se cada um fizer a sua parte nas questões ambientais, mudanças significativas serão disseminadas na sociedade”, salientou.
Foram realizadas panfletagens e abordagens a várias pessoas no centro da cidade, bem como uma limpeza simbólica das margens do Rio Muqui, com a utilização de uma embarcação. Vários voluntários participaram e recolheram muitas sacolas plásticas, garrafas pet, pneus, um manequim de plástico, lampião e vários outros objetos que tiveram a destinação adequada.
Atitude.
Um dos fatos que chamou a atenção dos participantes foi à atitude de um morador local, um homem de 33 anos, pedreiro, que após ser abordado e orientado sobre a importância das questões ambientais, procurou a guarnição da Polícia Ambiental e realizou a entrega voluntária de um jaboti, animal pertencente à fauna silvestre brasileira, que estava sendo mantido em cativeiro em sua residência.
Segundo o Sargento Marco Antônio, a atitude do cidadão foi muito comemorada, pois serviu de grande incentivo e exemplo para as crianças e adolescentes que estavam auxiliando o evento.
O animal apresentava boas condições e foi encaminhado para Floresta Nacional de Pacotuba para soltura.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573