Na noite dessa quarta-feira (23), o 1º Sargento Moisés de Paula da Silva, realizou uma cerimonia de formatura dos alunos do Programa Educacional de Resistencia as Drogas (Proerd), na escola municipal de Ensino Fundamental Maria de Lourdes Alves, em Apiacá ao sul do Estado, área do 3º Batalhão.
Após apresentar o PROERD para o diretor da escola Anderson Santana Dias e para as professoras do 5º ano do Ensino Fundamental da escola municipal Maria de Lourdes Alves (Apiacá), o 1° Sargento Moisés de Paula da Silva iniciou a aplicação do programa no dia 12 de agosto de 2016 para 72 alunos.
Ao longo de quase três meses de curso, em que os alunos aprenderam não somente a dizer ‘NÃO’ às drogas, como também reforçar sua autoestima e resistir à pressão ao uso de drogas. Os discentes receberam um certificado que atesta a participação no programa, como também oficializa o compromisso das crianças de resistirem às pressões e servirem como multiplicadores dos ideais do PROERD.
Como parte das atividades em sala de aula, os alunos da escola Maria de Lourdes Alves, elaboraram uma redação sobre o tema: “PROERD”. As crianças tiveram a oportunidade de expressar seus conhecimentos, representando um pouco do programa ao longo das 10 lições ministradas em sala de aula, com o devido acompanhamento das valorosas professoras.
Dentre todas as redações foi selecionada a considerada 1° lugar geral entre todas as redações. A redação foi confeccionada pela aluna Lorrayne de Paiva Vieira.
Segue abaixo a transcrição da redação 1º colocada geral:
EU AMO O PROERD
Eu sabia pouco sobre drogas, mas o PROERD me ensinou muitas coisas, não só sobre drogas, também aprendi a me relacionar melhor com as pessoas.
No dia que temos aula do PROERD sei que será especial, pois aprenderei algo que vai me ajudar.
No primeiro dia de aula do PROERD pensei que seria muito chato aquilo tudo, mas, adorei. Minhas amigas também gostaram e quando era dia de PROERD ficávamos bem animadas para saber o que iria acontecer.
Gostaria de agradecer o PROERD por ter nos ensinado a valorizar a vida e vencer esse mal que são as drogas.
O PROERD nos ensinou que a vida nos permite fazer escolhas, que podem ser boas ou ruins. E que essas escolhas irão causar consequências em nossas vidas. Devemos sempre fazer escolhas boas.
Obrigado PROERD por me ajudar.
Eu tenho 10 anos, sou aluna do 5º ano do ensino fundamental da escola municipal Maria de Lourdes Alves e meu nome é Lorrayne de Paiva Vieira.
Acompanhados do Instrutor PROERD 1° Sargento PM Moisés, os alunos realizaram também o “Juramento do Aluno PROERD”, conforme descrito abaixo:
“EU, ALUNO PROERD, PROMETO A MEUS PAIS, AOS MEUS PROFESSORES E AS AUTORIDADES AQUI PRESENTES, QUE FICAREI SEMPRE LONGE DAS DROGAS E DA VIOLÊNCIA, VIVENDO DE FORMA SAUDÁVEL. VIVA O PROERD!”
Estiveram presentes na Cerimônia de Formatura o Major Hélio Coelho da Costa Júnior, representando o comando do 3º Batalhão, o Capitão Flavio Zucolotto, comandante da 3ª Cia do 3º Batalhão, em Bom Jesus do Norte, 1º Tenente Adilson Padilha Pains, Subcomandante da 3ª Cia do 3º Batalhão, 1º Tenente Marcelo Fernandes, Comandante da 2ª Cia do 3º Batalhão, em Guaçui, a senhora Márcia Maria de Almeida, Secretária Municipal de Educação, os familiares dos alunos formandos, diretores e professores de escolas do município e autoridades municipais.
O programa tem como base a educação preventiva ao uso abusivo drogas por crianças e adolescentes. É um esforço cooperativo entre a família, a escola e a Polícia Militar. O Proerd é um programa eminentemente preventivo, tendo como objetivo principal educar as crianças em seu meio natural, a escola, com o auxílio de policiais militares fardados e dos professores.
Os instrutores do Proerd são policiais militares fardados, capacitados, que auxiliados pelo manual do aluno e ativa participação dos professores, abordam lições que objetivam o desenvolvimento da autoestima, controle das tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros e às formas de oferecimento das drogas por pessoas estranhas ao convívio das crianças e adolescentes.
O programa busca também oferecer aos estudantes uma chance de ver os adultos como amigos e pessoas em quem eles possam confiar. Permite às crianças desenvolverem uma atitude positiva em relação às autoridades e respeito às leis. O Proerd é aplicado hoje em mais de 54 países no mundo e no Brasil em todos os Estados da Federação. O sucesso do programa depende de um perfeito entrosamento entre Escola, Família e Polícia Militar.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Alessandro Oliveira Lube
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Leidy Mendonça
Tels. (27) 98802-3244 / 99607-2978 / 3636-1573