Governo do Estado do Espírito Santo
03/07/2016 21h00 - Atualizado em 21/05/2018 11h46

PM prende treze foragidos da justiça em uma semana no Sul do Estado


Na última semana, policiais militares do 9º Batalhão da PM identificaram e prenderam três pessoas com mandados de prisão expedidos pelo Poder Judiciário. As prisões ocorreram em decorrência de abordagens realizadas durante o policiamento ostensivo e preventivo e durante o atendimento de ocorrências. As ações foram realizadas nos municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Muqui e Atílio Vivácqua, no Sul do Estado.

Os dez mandados de prisão foram expedidos por furto, ameaça, estupro de vulnerável, roubo, homicídio, estelionato, entre outros crimes. Os bairros Zumbi e Aquidaban, em Cachoeiro, foram os principais alvos das operações, com a detenção de quatro foragidos. As outras ocorrências foram nos bairros Bela Vista, Independência, Guandú, Nova Brasília e São Geraldo.

Entre os detidos, na tarde da última sexta-feira (1º) a PM prendeu um dos criminosos mais procurados do Sul do Estado. A.J.V.R., de 31 anos, estava foragido desde o dia 13 de novembro de 2015 e encabeçava a lista de prioridades da PM por seu envolvimento em vários assaltos e homicídios. Ele foi preso no bairro Zumbi, com mais três acusados em uma ação que resultou na apreensão de três armas de fogo, munições e drogas.

De acordo com levantamento realizado pelo setor de estatística, no primeiro semestre de 2016, a Polícia Militar prendeu 77 foragidos da Justiça em toda área do 9º Batalhão. A grande maioria dessas ocorrências foi registrada no município de Cachoeiro de Itapemirim, com 61 detenções. Em menor número, Castelo (6) e Mimoso do Sul (5) responderam por apenas 14% do total de prisões.

Segundo o comandante do 9º BPM, Tenente-Coronel Alessandro Marin, a captura de foragidos da Justiça faz parte do plano de operações da Unidade, onde diariamente as equipes da Polícia Militar buscam pessoas que estejam em débito com a justiça por crimes praticados, através de abordagens seletivas, ou de verificação de condutores de veículos, passageiros de táxis e coletivos. Esse procedimento tem sido adotado por todas as Companhias da PM e visam reduzir a prática de diversos delitos, principalmente de homicídios.

“Essa atividade de prisão de foragidos é apenas um complemento da atividade ostensiva que a Polícia Militar exerce nos municípios, na inexistência de órgão específico que exerça a função, mas com certeza surpreende a quantidade de pessoas já capturadas esse ano, numa proporção de uma captura a cada três dias. Essas pessoas cometeram crimes e estavam livres, muitas delas voltando a praticar outros delitos graves. Gostaria inclusive de parabenizar a todos os policiais militares de nossa Unidade por esses resultados alcançados, pois toda sociedade sai ganhando”, manifestou o comandante.

Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Alessandro Oliveira Lube
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard