Governo do Estado do Espírito Santo
24/03/2017 21h00 - Atualizado em 21/05/2018 14h19

PM participa do ciclo de palestras na semana de Conscientização contra o Bullying em Santa Teresa

Na manhã desta sexta-feira (24), a Polícia Militar participou do ciclo de palestras na semana de Conscientização contra o Bullying na instituição de ensino EMEIEF “Paulino Roncon”, localizada no Distrito de Caldeirão, Município de Santa Teresa.

As palestras para aproximadamente 110 alunos aconteceram no período de 20 a 24 de março deste ano. O objetivo da ação é caracterizar e tipificar os atos de humilhações, agressões, exclusão, isolamento, intimidação, ofensas e assédios, sendo esses alguns comportamentos intencionais e repetitivos praticados por uma ou mais pessoas contra outro, geralmente mais fraco e indefeso. O nome dado para essa prática é bullying, um problema que já invadiu as instituições de ensino e tornou-se um problema mundial, bem mais complexo do que muita gente imaginava ser.

Os efeitos do bullying provocam danos tanto na aprendizagem, saúde e socialização, gera doenças físicas e mentais, depressão e pode até levar ao suicídio. A vítima de Bullying começa a ter déficit de concentração, queda no rendimento, desinteresse, recusa a frequentar a escola e, principalmente reprovam. Efeitos no social também são notados na vítima como retraimento, isolamento, exclusão, dificuldade de relacionamento e para tomar decisões e, também tem atitudes antissociais. Outro ponto destacado pelos instrutores é que a vítima pode apresentar baixa autoestima, sentimento negativo relativo a si próprio, depressão, comportamentos agressivos, estresse, fobias, raiva reprimida e sentimento de vingança.

“A Escola tem papel fundamental nesse trabalho de prevenção e combate ao bullying, que deve ocorrer no dia a dia, em parceria com as famílias. E a orientação para a prática dos valores humanos vem sendo intensificada, conduzindo o aluno a perceber a importância do respeito para uma convivência harmoniosa”, destacou a pedagoga da Instituição, Valdirene Mageski Cordeiro Magri.

“Observamos a eficácia na parceria entre as instituições, o que vem garantindo uma sociedade melhor por meio da educação e prevenção dentro do ambiente de ensino. Os jovens alunos são um canal importante para que as orientações e informações sobre o Bullying cheguem até seus familiares. A Polícia Militar está preparada para contribuir com a educação”. Afirmou o Instrutor do Proerd 1º Sargento PM Edgard Luiz Nunes.

No final dos trabalhos os alunos e profissionais da Escola saíram às ruas para chamar a atenção da sociedade sobre o problema da agressão psicológica e física praticada por jovens e que causam angústia e dor. Portavam faixas, cartazes, pinturas, etc. Os estudantes começaram a caminhada em frente à Escola, e percorreram um trecho da Avenida José Delaprani, até o trevo de Alto Caldeirão, retornando posteriormente à Escola. A caminhada foi breve, porém atingiu o seu objetivo, de multiplicar os conhecimentos construídos pelos alunos, e buscar o apoio também da Comunidade.


Informações à Imprensa:
Diretor-Adjunto de Comunicação Social PMES
Tenente-Coronel Eduardo Nunes
Tel. 27 - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Leidy Mendonça
Tels. (27) 98802-3244 / 99607-2978 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard