Na tarde dessa terça-feira (27), uma terraplanagem irregular de 2.130 m² em área de preservação permanente foi constatada pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), na localidade de Córrego Tombos, distrito de Piaçu, zona rural de Muniz Freire. A movimentação do solo se estendeu sobre o córrego que passa no local. O responsável, um homem de 53 anos, será investigado por crime contra o meio ambiente.
Em atendimento à denúncia, os militares estiveram na propriedade e verificaram a realização de uma terraplanagem com movimentação de solo. Além disso, foi feito o manilhamento do curso d’agua numa extensão de 40 metros de forma a permitir a expansão do aterro sobre o córrego. Toda atividade foi realizada em área de preservação permanente.
A obra não foi licenciada por órgão ambiental, sendo feito um boletim de ocorrência e relatório fotográfico do dano causado. A documentação será encaminhada aos demais órgãos para serem adotadas as medidas pertinentes ao caso.
A Polícia Ambiental informa que obras de terraplanagem e aterro requer prévio licenciamento da atividade, visando diminuir os impactos sobre o meio ambiente na região. A pena prevista para o crime de realizar obra poluidora sem autorização é a de detenção de um a seis meses e multa.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573