Apesar da falta de chuvas, a seca dos rios e de todos os esforços para economizar água, ainda é comum encontrar lançamento de poluentes em rios no Espírito Santo. Um exemplo disto ocorreu na manhã dessa sexta-feira (03), em Guarapari, onde integrantes do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) localizaram uma criação de porcos, lançando dejetos sem tratamento no leito que corta a zona rural de Iguape.
Moradores da localidade fizeram denúncias a Polícia, informando o forte mau cheiro e presença de poluição nas águas do córrego que atravessa a localidade. Policiais do BPMA foram ao local e encontraram uma criação irregular de porcos. No empreendimento, composto por duas pocilgas, além de muito lixo e restos de alimentos também foram identificados o lançamento de resíduos em uma “lagoa” de chorume construída de forma irregular, além do lançamento de dejetos, sem nenhum tipo de tratamento, em uma valeta de terra em direção ao leito do córrego.
Os resíduos provenientes das pocilgas são materiais altamente poluidores que inviabilizam a utilização da água para o consumo humano e animal, além de contribuírem para a morte de peixes e outras espécies da fauna aquática. Por se tratar de atividade poluidora a criação de porcos necessita de licenças além da observação de diversas normas técnicas. Em razão dos problemas encontrados, o empreendimento foi paralisado e o administrador da pocilga conduzido ao plantão policial de Guarapari.
O proprietário da fazenda também foi relacionado no boletim de ocorrência e responderá juntamente com o administrador pelos crimes de poluição e de fazer funcionar empreendimento poluidor em desacordo com as normas ambientais.
A Polícia Militar solicita à população que continue a denunciar fatos desse tipo, por meio do telefone 190 ou Disque-Denúncia no telefone 181.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573