Durante verificação de uma ocorrência de exploração florestal, uma equipe do Batalhão de Policia Militar Ambiental (BPMA) encontrou um desmatamento de vegetação nativa em uma área superior a 68 mil metros quadrados, em Picadão de São Roque, zona rural de São Roque do Canaã. A ação foi na última sexta-feira (27).
Policiais da 2ª Companhia do BPMA, ao realizar a verificação da Autorização de Exploração Florestal (AEF) fornecida pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do ES (IDAF), estiveram em uma propriedade onde localizaram um desmate de vegetação nativa em estágio inicial de regeneração. Os policiais identificaram que a derrubada das árvores foi feita com o uso de máquinas, danificando uma área total de 68.800m². Da flora devastada foram encontrados apenas galhos e pequenos troncos de origem nativa amontoados pelo terreno. O volume de madeira de maior diâmetro provavelmente foi comercializado para industrias madeireiras ou produtoras de carvão.
O proprietário apresentou no ato da fiscalização um documento que o autorizava à realizar o corte de 59.874m² de vegetação, entretanto ele desmatou 68.800m², ou seja, 8.926m² além do previsto na licença, atingindo uma área de vegetação nativa . As atividades forma paralisada na área onde a exploração florestal foi encontrada e somente poderão retornar após o proprietário regularizar sua situação junto IDAF. Toda a documentação produzida foi enviada aos órgãos ambientais e também para a Justiça Estadual, a fim de que tomem as medidas pertinentes ao caso, tais como multas, embargos e punições penais ao responsável.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573