O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) constatou, durante patrulhamento nessa segunda-feira (23), dois crimes ambientais nas regiões Sul e Norte do Espírito Santo. Em São Mateus, no bairro Santa Terezinha, dez aves silvestres, que estavam em cativeiro de forma ilegal, foram recuperadas. Em Cachoeiro de Itapemirim, no bairro Vila Rica, foi constatada uma área de mais de dois hectares devastada por fogo.
Em São Mateus, foram recuperados nove coleiros e um canário-da-terra que eram mantidos em uma residência sem autorização do órgão ambiental. Foi lavrado o termo circunstanciado e encaminhado ao Juizado Especial Criminal da Comarca de São Mateus. O responsável irá responder pelo crime ambiental.
Já os responsáveis pelo crime em Cachoeiro de Itapemirim estão sendo investigados. O Boletim de Ocorrência Ambiental (BOA) foi encaminhado ao Departamento de Polícia Judiciária do município.
Entrega voluntária
Uma maritaca foi entregue voluntariamente ao Batalhão Ambiental que já a encaminhou para Floresta Nacional do Rio Preto, em Conceição da Barra, onde passará por exames e providências necessárias, visando à reintrodução à natureza.
O comando da 3ª Companhia Ambiental recomenda às pessoas que possuem animais silvestres em situação irregular, que procurem a base mais próxima da Polícia Ambiental para a entrega voluntária.
O Batalhão da Polícia Militar Ambiental tem unidades em Cariacica, no bairro Tucum; no centro de Domingos Martins; em Afonso Cláudio, no bairro São Vicente; na Barra do Riacho, zona rural de Aracruz; em Baixo Guandu, na Estrada Colatina; em Colatina, no bairro Novo Horizonte; no centro de Itarana; no centro de Santa Teresa; no Centro de São Mateus; no bairro Aeroporto, em Cachoeiro de Itapemirim; e em Guaçuí.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Christiano Mattos
Tels.(27) 8802-3244 / 8802-3326 / 3636-1573