Encerraram nesta terça-feira (28), as atividades do V Seminário Internacional de Polícia Comunitária. Ao longo dos dois dias de exposição, as Instituições representadas puderam constatar riquíssimas trocas de experiências proferidas por sete palestrantes, suas percepções e olhares fortemente evidenciados em torno da temática de segurança pública.
Todos os expositores convergiram em suas falas no sentido de fortalecer a filosofia de Polícia Comunitária, integrando uma estratégia que as Instituições policiais devem pautar suas condutas operacionais, administrativas e de constantes capacitações. Durante cada dia do seminário, cerca de 200 pessoas participaram das palestras.
A abertura do seminário foi realizada pelo subcomandante-geral da PMES, coronel Rogério Maciel Barcellos, que ratificou a relevância do seminário enquanto trocas de experiências fundamentais para a construção das atividades policiais alicerçadas na filosofia e prática de Polícia Comunitária.
A cerimônia de abertura também contou com as presenças do chefe do Estado-Maior Geral, coronel Márcio Celante Weolffel, do secretário de Defesa Social do município de Serra, coronel Jailson Miranda, do comandante da Guarda Civil Municipal de Serra, coronel Reginaldo Santos Silva, representando o Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Nilton César Cardoso, além de vários comandantes de Unidades, oficiais, praças e integrantes das guardas municipais de Vitória, Vila Velha, Serra, Cachoeiro de Itapemirim e Anchieta.
No primeiro dia de seminário, a perita de longo prazo da Polícia Nacional do Japão, Hisami Ohashi, explanou acerca do ambiente social e criminal do seu país, bem como toda sistemática da estrutura policial japonesa, detalhamentos acerca do sistema Koban, seu funcionamento e aspectos operacionais enquanto filosofia com mais de 140 anos de continuidade.
Em seguida, a PMES realizou a exposição de quatro oficiais que estiveram no Japão ao longo do período de vigência do Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Polícia Militar do Espírito Santo, Secretaria Nacional de Segurança Pública e Polícia Nacional do Japão.
Durante a exposição, o chefe da Patrulha Escolar, major Webstone Alves Christ, o chefe da Seção de Planejamento do 4º Batalhão, capitão Walter Francisco de Araújo Filho, o coordenador estadual do Proerd, Valc Ângelo Rufino e o chefe da Seção de Planejamento do 10º Batalhão, Rodrigo Lourencini Palaoro, apresentaram suas percepções acerca das visitas técnicas no Japão em quatro distintos eixos temáticos: aspectos gerais do Japão, Kobans e Chuzaishos; aspectos gerais de funcionamento; relacionamento da Polícia Nacional do Japão com as comunidades e desafios e adaptações para a realidade brasileira. Os oficiais foram mediados pelo chefe da Divisão de Polícia Comunitária da Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária da PMES, major Sandro Roberto Campos.
No segundo dia do evento, foram realizadas palestras do capitão da Polícia Militar de São Paulo, Fabiane Painele Publio, com a temática “Experiências Práticas de Policiamento Comunitário em São Paulo” e do tenente-coronel da Polícia Militar de Minas Gerais, Alexandre Magno de Oliveira, com o tema “Incorporação da Policia Comunitária – Sistema Koban na PMMG”. As palestras permitiram uma leitura nacional acerca de troca experiências em polícia comunitária na ambiência da sistemática Koban, sendo duas Instituições policiais militares muito expressivas nessa temática.
Para o major Campos o seminário viabilizou a troca de experiências no âmbito da segurança pública: “Estamos no caminho certo, o planejamento estratégico da Polícia Militar do Espírito Santo, no contexto da difusão de polícia comunitária, apresenta como uma de suas estratégias de sobrevivência a valorização do modelo comunitário de Polícia, baseado na permanente interação com os diversos segmentos da sociedade organizada e no respeito e promoção dos Direitos Humanos, nos níveis estratégico, tático e operacional. Neste sentido, fomentar momentos de trocas de experiências da magnitude desse evento é uma excelente maneira de difusão da filosofia e prática”, destacou o oficial.
O evento foi encerrado pelo tenente-coronel Alex Volney de Almeida, respondendo pela Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária que ressaltou a importância do evento para o município de Serra considerado por longas séries históricas em posição de graves contextos criminais de homicídios, bem como para todo o Espírito Santo. “Esperamos que o evento possa disseminar uma filosofia de extrema relevância e reconhecida internacionalmente enquanto forma mais bem delineada de aproximação da polícia com sociedade. Polícia comunitária é um caminho sem volta para todas as Instituições policiais”, pontuou.
O seminário foi organizado através de uma parceria entre a Polícia Militar do Espírito Santo, a Secretaria de Defesa Social do município de Serra, a Associação de Cooperação em Ciência e tecnologia Brasil-Japão (ACCTBJ), e o apoio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), da Japan International Cooperation Agency (JICA), da Faculdade Centro Leste (UCL) e a Arcelor Mital.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação Social PMES
TENENTE CORONEL MARCELO CORREA MUNIZ
Tel 27 - 3636-8715 / 3636-8717
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tel 27 99625 1106 / 98823 8857